Imunização

Estoque de vacina contra Influenza se esgota em postos de saúde de Três Lagoas

Imunizantes serão repostos somente na campanha de 2022, diz Secretaria Municipal de Saúde

21 JAN 2022 • POR Kelly Martins • 12h01
A "Campanha 2021 contra Influenza A" conseguiu imunizar, até esta sexta-feira (21), ao menos 52.920 pessoas da população. - Arquivo/JPNEWS

Após o fim do estoque de vacina contra Influenza A (H1N1 e H3N2) que ainda estavam disponíveis nas unidades de saúde e que sobraram da campanha de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde informou que vacinação contra a gripe volta a ser feita apenas quando o Ministério da Saúde e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciar a "Campanha 2022".

De acordo com a pasta, é importante destacar que as doses que estavam sendo aplicadas, até então, eram do estoque que sobrou da campanha do ano passado, já que muitas pessoas deixaram de se imunizar contra a gripe devido a espera pela vacina contra o coronavírus. Porém, com o aumento de casos de Influenza, em Três Lagoas, foram feitas campanhas no intuito de atender ao público que não tomou a dose no ano anterior.

A "Campanha 2021 contra Influenza A" conseguiu imunizar, até esta sexta-feira (21), ao menos 52.920 pessoas da população em geral, sendo que desse quantitativo 23.368 são grupos prioritários, o que representa uma cobertura (para o grupo prioritário) de 78,4%, pouco abaixo da meta de 80% de imunizados.

A secretaria reforça que novas doses de vacina chegarão apenas quando o Ministério da Saúde e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciarem a Campanha Influenza A 2022, doses essas que já devem vir com modificações para proteger a população contra a recém-descoberta variante da H3N2.