EDUCAÇÃO

Em 2022, UFMS volta a ofertar vagas pelo Sisu

Ao todo, serão mais de mil vagas em 111 cursos

21 JAN 2022 • POR Isabelly Melo • 15h00
Ao todo, serão mais de mil vagas em 111 cursos - Foto: Isabelly Melo

A partir deste ano a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) volta a aceitar o ingresso de novos alunos de graduação pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação). Ao todo serão 1.079 oportunidades em 111 cursos distribuídos em todos os câmpus.

Os cursos e vagas podem ser consultados no site ingresso.ufms.br, no menu “Sisu”, no Termo de Adesão. As oportunidades são para ampla concorrência e também reservadas com base na Lei nº 12.711/2012, que garante 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

As inscrições para o Sisu 2022 estarão abertas de 15 a 18 de fevereiro e deverão ser feitas exclusivamente no site sisu.mec.gov.br. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de curso.

O ingresso será no primeiro semestre de 2022, exceto para os cursos de Direito (noturno), Engenharia Civil (vespertino/noturno) e Pedagogia (noturno) ofertados em Campo Grande, que terão a seleção e a matrícula agora, mas o ingresso será no segundo semestre.

Para participar é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021, ter obtido nota maior que zero na redação e não ter participado na condição de treineiro. A divulgação do resultado do Enem 2021 está prevista para 11 de fevereiro no site enem.inep.gov.br.

O resultado da chamada regular do Sisu 2022 está previsto para 22 de fevereiro. O período de matrícula ou registro acadêmico dos selecionados junto à Universidade está previsto para 23 a 28 de fevereiro.

Os candidatos que não forem convocados em nenhuma das opções na chamada regular ainda poderão concorrer a uma vaga por meio da Lista de Espera do Sisu 2022. Para participar, os interessados deverão acessar o site do Sisu entre 22 e 28 de fevereiro e manifestarem o interesse.

Finalizada a Lista de Espera do Sisu, os candidatos que não tiverem sido convocados até então, poderão se inscrever na Lista de Espera da UFMS.