Paranaíba

Inaugurados Centro Materno e projeto 'Bem Nascer'

Brasil precisa atingir até 2030 metas de redução da mortalidade materna e infantil

14 MAI 2022 • POR Talita Matsushita • 06h30
Projeto > visa reduzir a mortalidade materna e infantil - Arquivo/JPNews

Paranaíba inaugurou o Centro de Saúde Materno-Infantil juntamente com o projeto ‘’Bem Nascer Mato Grosso do Sul’’. O projeto é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, que visa reduzir a mortalidade materna e infantil em Mato Grosso do Sul. 

O ‘Bem Nascer MS’, destinou para Paranaíba um aparelho de ultrassom e sinalizou que irá repassar um incentivo financeiro para custeio do Centro Especializado Materno-Infantil local.

Segundo a Secretaria de Saúde, Franciani Forni, o projeto visa à redução da mortalidade infantil. “Nós sabemos que o nosso Estado possui um grande número de óbitos materno-infantil e o programa foi criado com o intuito de intensificar as ações de saúde das nossas gestantes”.

Conforme o médico ginecologista, Osmar Ishizava, Paranaíba tinha uma grande deficiência na assistência pré-natal. “Graças à ação do Governo Estadual e Municipal nós estamos tentando mudar o padrão de excelência ao pré-natal de Paranaíba, para ter os melhores resultados possíveis para esses bebês que estão nascendo. Meu desejo é que Paranaíba seja uma das melhores cidades do Estado a oferecer atendimento pré-natal’’.

Maycol Queiroz, prefeito municipal, destacou a satisfação de inaugurar, o que segunda ele, pode ser um marco no município, e para o bem das gestantes e das crianças. “Durante a gestação da minha filha Helena, graças à Deus, tivemos a oportunidade de convênio médico e receber ótimos atendimentos, mas reconheço a importância do Município oferecer este tipo de serviço gratuitamente, principalmente em relação às famílias do Jardim América, Jardim Daniel 5 e Bairro de Lourdes’’.

Além da Atenção Primária, o ‘Bem Nascer MS’, quer oferecer melhorias no atendimento especializado como no suporte avançado em obstetrícia e pediatria; qualificação no transporte sanitário; além de lives e webs, a realização de conferências periódicas. Há ainda a realização do monitoramento e avaliação por meio da Integração com a Vigilância Epidemiológica e o monitoramento e avaliação de indicadores, bem como a contratualização e sistema de avaliação de indicadores.