PERCURSO COMPLETO

Campo Grande recebe em julho sua primeira maratona, com 42 km

Além da maratona, também serão realizados trajetos de 7 km, 21 km (meia-maratona) e corrida kids

19 MAI 2022 • POR Nyelder Rodrigues • 15h00
Atleta em chegada da 21K, corrida realizada em MS também neste ano - Divulgação

Mais que superar adversários, superar os próprios limites. Para os fãs de corrida de rua, a disputa não é apenas contra outros corredores, mas contra si mesmo e contra o relógio. Para quem inicia nessa modalidade, quebrar os próprios recorde é uma conquista diária e um grande realizador que incentiva a continuar na rotina das corridas e treinos.

A motivação é a grande mola propulsora das corridas, e agora Campo Grande terá mais um grande motivador para esses atletas, amadores ou profissionais: a primeira edição da Maratona de Campo Grande, evento planejado para acontecer em julho, entre os dias 8 e 10.

Tido como um dos esportes mais antigos do mundo, a maratona tem ligada a si uma herança histórica, da Grécia Antiga. Conta-se que tudo surgiu a partir de um mensageiro chamado Fidípides, que percorreu da localidade grega Maratona até a capital Atenas cerca de 40 km para avisar que os atenienses tinham vencido a guerra.

Contada pelo próprio "pai" da História, Heródites, o fato é que Fidípedes teria morrido logo ao chegar e avisar sobre a vitória, o que repercutiu milênios depois, já quando os Jogos Olímpicos foram repensados em uma roupagem mais moderna, no fim do século XIX, homenageando a figura de Fidípides e o traçado percorrido por ele.

Atualmente com 42,195 km, o percurso oficial da maratona foi definido a partir da distância do evento olímpico de Londres, capital britânica, em 1908, e que passou a ser disputado sem mudança desde os Jogos de 2024, realizados na capital francesa, Paris.

EVENTO EM CAMPO GRANDE

Essa será a primeira edição da Maratona de Campo Grande, evento que conta com organização da H2O Ecoturismo e realização da Adac (Associação Desportiva Atletas de Cristo), e prova paralelas acontecem junto a maratona com percursos de 7 e 21 km (meia-maratona).

Além disso, também haverá uma versão kids para crianças de 3 a 13 anos. "A ideia surgiu ouvindo os atletas da cidade e do interior, que ansiavam por uma prova longa. O percurso de 42 km é inédito pelas ruas da cidade e tenho certeza que todos, até os campo-grandenses, vão se impressionar com a beleza das ruas da nossa capital, vias arborizadas, com ipês, araras, tucanos, uma cidade segura e hospitaleira comenta Kassilene Cardadeiro, organizadora.

A expectativa é reunir cerca de 1 mil. O percurso da maratona será aferido pela Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), e a largada será realizada no Shopping Bosque dos Ipês, com trajeto percorrendo diversas regiões da cidade. 

"Faltava sim uma maratona como essa em nosso Estado, especialmente em nossa capital, para atrair fluxo turístico para cá, já que atletas vêm de fora e é o tipo de evento que atrai um público qualificado, que quer consumir o que o destino tem de melhor", afirma Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.maratonadecampogrande.com.br.