Três Lagoas

Governo lança plano para potencializar cadeia produtiva de florestas

Plano foi lançado durante Show Florestal, que tem contribuído para a economia por meio do turismo de negócios

25 MAI 2022 • POR Ana Cristina Santos • 09h01
Plano foi lançado durante Show Florestal  que tem contribuído para a economia por meio do turismo de negócios - Ana Cristina Santos/JPNews

A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), do Estado, lançou nesta terça-feira (24), o Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Florestas do Estado de Mato Grosso do Sul (Profloresta). O lançamento ocorreu durante o Show Florestal – Feira da Indústria do Eucalipto, que acontece no espaço Arena Mix, em Três Lagoas, até esta quinta-feira (26).

O titular da Semagro, Jaime Verruck representou o governador Reinaldo Azambuja no lançamento e apresentou o plano, resultado do trabalho dos técnicos da Semagro, em parceria com o Sebrae-MS, que realizaram a revisão e o aprimoramento do Plano Estadual para o setor elaborado em 2009.

Mato Grosso do Sul conta atualmente com três fábricas de celulose instaladas e em operação no município de Três Lagoas: uma da Eldorado Brasil, com capacidade de produção de 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano; duas da Suzano, que produzem 3,25 milhões de toneladas por ano. A Suzano iniciou a construção de mais uma fábrica no Estado, em Ribas do Rio Pardo, que será a maior planta industrial de celulose do mundo, produzindo 2,55 milhões toneladas/ano.

“Hoje temos cerca de 480 estabelecimentos na cadeia produtiva do setor. São empresas de cultivo de floresta, extração de madeira, fabricação de papel, celulose e derivados. Nosso objetivo, com o PROFLORESTA, foi o de estruturar um plano de desenvolvimento para promover a diversificação e agregação de valor nos segmentos do Setor Florestal em Mato Grosso do Sul”, acrescenta Jaime Verruck.

Durante o lançamento do plano, foram divulgadas as ações previstas que incluem expansão dos plantios, apoio para assegurar ganhos contínuos de produtividade, promoção da diversificação de espécies e do manejo para uso múltiplo.

Presente no evento, o presidente da Associação Comercial de Três Lagoas, Fernando Jurado, destacou que a importância desta feira para a cidade. O evento tem contribuído para a economia por meio do turismo de negócios, já que hotéis, bares e restaurantes estão lotados no período da feira.

Confira a reportagem completa: