ENTRE 2022 E 2021

Em cinco meses, balança comercial de MS registra superávit de 16%

Soja segue sendo um dos produtos de destaque das exportações locais, com as carnes e a celulosa aparecendo em seguida

16 JUN 2022 • POR Nyelder Rodrigues • 13h30
Soja continua sendo o principal produto de exportação em MS - Edemir Rodrigues/Arquivo GovMS

Nos primeiros cinco meses deste ano, Mato Grosso do Sul apresentou superávit de 16,88% na balança comercial, comparando ao mesmo período do ano passado. Os destaques das transações do Estado para outros países foram as produções de soja, celulose e carnes.

"Alcançamos um superávit de 2 bilhões de dólares, número que é positivo e reflete um crescimento quanto a 2021. Exportamos 400 milhões de dólares a mais, com a soja em grão como destaque", explica Jaime Verruck, chefe da pasta de Desenvolvimento Econômico.

A oleoginosa somou 2,412 milhões de toneladas produzidas, mesmo coma  quebra de safra. Porém, o aumento do preço garantiu que em vendas, financeiramente, houvesse crescimento de 11%. "Também temos a celulose, mas temos que destacar as carnes", diz Verruck.

"Chegamos a 51% a mais no volume de carne bovina e atingimos 32% a mais quanto a carne de aves. Conforme os dados da Carta Conjunta do Setor Externo do mês de julho, as expostações somaram 3,3 bilhões de dólares entre janeiro e maio.

IMPORTAÇÕES

Quanto às importações, o Estado segue concentrado no gás boliviano, mas também indica crescimento de outros produtos. "Destaque é sempre o gás natural, que mostr a necessidade que temos no mercado interno brasileiro. Mas também temos que falar dos adubos e fertilizantes, que tiveram um crescimento de 70% em comparação ao ano passado", conclui Verruck.