Defesa

Projeto de combate à violência atende mil vítimas

O Promuse, que é um dos braços da rede de proteção às mulheres no município

12 AGO 2022 • POR Flávio Veras • 14h11
Hoje o programa conta com um cadastro de 500 mulheres, que podem entrar em contato com os militares por telefone - Agência Brasil/Arquivo

Desde 2019, ano que aconteceu a implementação do Programa Mulher Segura (Promuse),  em Três Lagoas, cerca de mil mulheres que receberam o benefício da Medida Protetiva foram atendidas pelo projeto. 

O Promuse, que é um dos braços da rede de proteção às mulheres no município, consiste em visitas periódicas às vítimas que foram agredidas, patrulhamentos e rondas constantes nos endereços cadastrados.

Segundo a cabo da Polícia Militar, Selma de Souza, coordenadora do projeto em Três Lagoas, o objetivo é verificar se o agressor fez contato ou foi visto próximo aos imóveis. A situação de cada uma irá constar em relatórios elaborados pelos policiais militares.

Ainda conforme a cabo, são realizadas dez rondas diárias nas residências. Uma das ações consiste em patrulhamentos e rondas constantes próximos aos endereços das vítimas que possuem medidas protetivas. 

Hoje o programa conta com um cadastro de 500 mulheres, que podem entrar em contato com os militares pelo telefone de emergência 190 ou pelo telefone específico para esse tipo de atendimento feito pelo Promuse, que é o (67) 99669-7405.

“Assim que recebemos essa denúncia, deslocamos uma viatura até o local onde essa vítima está localizada, seja em sua residência, ou qualquer outro ambiente. Esse telefone é funcional e ele tem monitoramento 24 horas”, explicou a cabo Selma.

Confira abaixo outras informações sobre o assunto: