Famílias da Nova Porto XV voltam a receber escrituras definitivas em Bataguassu

Ao todo 80 escrituras residências foram entregues. Esta foi à segunda etapa de entrega

16 JAN 2009 • POR Redação • 14h01
João Carlos da Silva, coordenador de núcleo na Porto XV faz a entrega de uma das escrituras

No último dia 9 a Prefeitura de Bataguassu, através da Coordenadoria de Habitação, realizou a entrega de escrituras definitivas as famílias do distrito da Nova Porto XV. O ato solene foi realizado no salão comunitário e contou com a presença do coordenador, Inaldo Pereira Miranda, e do vereador Maurício do XV, que na oportunidade representou o prefeito João Carlos Lemes.

Ao todo 80 escrituras residências foram entregues. Esta foi à segunda etapa de entrega. A primeira aconteceu em 2005 com a entrega de 262 documentos oficiais de escritura. A próxima entrega de escrituras ainda não tem data definida. ‘Temos que regularizar os documentos e em seguida lavrar as escrituras em cartório para somente assim fazer a entrega aos moradores que faltam – 15’, explicou Miranda.

O distrito de Nova Porto XV está localizado no município de Bataguassu à leste do Estado de Mato Grosso do Sul, às margens do rio Paraná (margem direita), divisa com o Estado de São Paulo. Esse distrito caracteriza-se atualmente por ser um novo espaço construído, resultado da relocação da população que habitava a antiga Porto XV de Novembro.

Localizada a cerca de 12 quilômetro do antigo distrito, a Nova Porto XV faz parte das medidas compensatórias da CESP (Companhia Energética de São Paulo) e foi projetada sob os moldes dos Conjuntos Habitacionais.

A população da Nova Porto XV nove anos depois da relocação para o novo espaço, passou a ter acesso a uma boa infra-estrutura urbana como ruas pavimentadas, redes de água, energia elétrica, saneamento e um novo paisagismo com arborização, praças e áreas de lazer.

No entanto, a população perdeu seu modo de vida próprio, sua economia, sua história e sua cultura construídas há tempos no antigo distrito. Com o passar dos anos a vida no local voltou ao normal e a escritura sela o sonho de morar na casa própria.