Federação define tabela do futebol de 2009

Na fase classificatória, as equipes serão distribuídas em dois grupos de nove times

28 NOV 2008 • POR Redação • 07h15
Representantes da diretoria do Misto participaram da reunião

Em reunião recente, o corpo arbitral da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) definiu os detalhes do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebo, série A, para 2009, assim como a tabela do certame.

De acordo com informações, 18 equipes disputarão o campeonato do ano que vem, evento que terá inicio nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro e encerramento no dia 19 de abril (ou no dia 1º de agosto, no caso da terceira partida). Será realizado em quatro fases distintas, em dezoito rodadas.

Na fase classificatória, as equipes serão distribuídas em dois grupos de nove times cada, denominados Grupo A e B. No primeiro grupo, estão Aquidauanense F.C. (Aquidauana); C.D. 7 de Setembro (Dourados); C.E. Naviraiense (Naviraí); Corumbaense F.C. (Corumbá); E.C. Águia Negra (Rio Brilhante); E.C. Comercial (Campo Grande); Ivinhema F.C. (Ivinhema); Maracajú A.C. (Maracajú); e Pantanal F.C. (Ladário). No segundo, C.E. União (Camapuã); CENE. (Campo Grande); Costa Rica E.C. (Costa Rica); Coxim A. C. (Coxim); Misto E.C. (Três Lagoas); Operário F.C. (Campo Grande); Rio Verde E.C. (Rio Verde), e mais o campeão e vice da Série B.

IDA E VOLTA


Na segunda fase, com início em 26 de abril e término no dia 31 do mesmo mês, serão dez rodadas. O critério técnico para composição do Grupo C, que será formado pelas cinco associações (clubes) que obtiverem o maior número de pontos ganhos no Grupo A, e formação do Grupo D com os cinco clubes que obtiverem o maior número de pontos ganhos no Grupo B. As equipes do Grupo C jogarão em jogos de “ida e volta” contra as do Grupo D, classificando-se para a terceira fase (semi-final) as quatro que obtiverem o maior número de pontos ganhos nessa fase, independente de grupos (C e D).

Na quadrangular final (terceira fase), com início em 7 de junho e término no dia 12, serão seis rodadas. As quatro associações classificadas na fase anterior formarão o Grupo E, e jogarão entre si com jogos de “ida e volta”, obedecendo o seguinte critério: 4ºx1º; 3ºx2º; 1ºx3º; 2ºx4º; 2ºx1º; 4ºx3º; 1ºx2º; 3ºx4º; 3ºx1º; 4ºx2º; 1ºx4º; 2ºx3º - serão classificadas para a quarta fase (final), as duas equipes que obtiverem o maior número de pontos ganhos nesta fase.

CAMPEÃO


A fase final (quarta) terá início no dia 18 de julho e se encerrará no dia 1º de agosto. Serão três rodadas. Os clubes classificados do Grupo E, jogarão em jogos de “ida e volta”, sagrando-se campeão o time que obtiver o maior número de pontos ganhos. Terá o mando de campo no segundo jogo a associação com a melhor classificação na fase anterior.

Em caso de empate em pontos ganhos após a realização da 2º partida, será realizada uma 3º partida no mando de campo da equipe com melhor classificação da fase anterior. Persistindo o empate na 3º partida haverá prorrogação de trinta minutos, divididos em dois tempos de quinze cada, sem intervalo. Persistindo o empate haverá cobrança de penalidade máxima obedecendo o que determina a legislação pertinente.