Clinica da Mulher está sem técnico para exames de mamografia

28 NOV 2008 • POR Redação • 07h00

Até a tarde de ontem (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Clínica da Mulher de Três Lagoas não dispunha de seu corpo de funcionários por completo. A técnica responsável pelo exame de mamografia na cidade está distante de suas função desde a tarde de segunda-feira (24), quando sofreu acidente em um dos pés. Sem profissional para operar o aparelho, a Clínica, que realiza uma média de 15 exames diários, procura, junto à Secretaria de saúde, por um profissional que atenda às especificidades do cargo.

Segundo a coordenadora da Clínica, Elaine Furio, hoje, não existem profissionais com o perfil exigido na rede de saúde do município. “As especificidades se dão em função do quão delicado é o procedimento”, observa.

O EXAME


O procedimento consiste em um exame na região mamária, realizado com baixa quantidade de Raio X, como forma de prevenção ao câncer de mama, além de método de diagnóstico quando já existem suspeitas de uma anomalia. Entre os benefícios do exame está a descoberta precoce da doença e a possibilidade de tratamento rápido, diminuindo, desta forma, os riscos apresentados pela doença.

De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), durante este ano, são esperados 49,4 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, com estimativas de 51 casos a cada 100 mulheres. As estimativas para Mato Grosso do Sul são de 560 casos até o final do ano.