Lombadas eletrônicas

21 JAN 2009 • POR Léo Lima • 06h00
Lombadas eletrônicas inibem alta velocidade sobre a ponte de Jupiá

Dois pontos em toda extensão de aproximadamente dois quilômetros da ponte sobre a barragem de Jupiá, interligando os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo (Três Lagoas e Castilho, respectivamente) estão sendo melhor fiscalizados, com a instalação de aparelhos eletrônicos que controlam a velocidade dos veículos.
Bem no meio da barragem, uma das lombadas eletrônicas reduz ainda mais a velocidade dos carros e veículos pesados: 40 Km/hora. Próximo ao território paulista, no aterro da barragem, outro ponto de fiscalização indica a velocidade de 60 Km/hora.
O trânsito de veículos na ponte de Jupiá é bastante intenso. Portanto, a redução da velocidade é necessária até para a conservação da própria ponte que já começa a apresentar buracos em alguns trechos, devido principalmente ao trânsito de cargas pesadas – a exemplo das turbinas que estão sendo instaladas no complexo industrial VCP/IP.
Inclusive, tem motoristas desavisados que já receberam multas por trafegar no local acima do limite permitido. “Eu não sabia”, comentou o condutor de um pequeno utilitário com placa de Cuiabá-MT.