Eleições 2024

Cartório Eleitoral ampliará horário de atendimento a partir de segunda-feira em Três Lagoas

O prazo final para regularização e atualização de dados do título de eleitor vai até 8 de maio

26 ABR 2024 • POR Ana Cristina Santos • 08h50
O prazo final para regularização e atualização de dados do título de eleitor é até 8 de maio. - Foto: Reprodução/TVC

O Cartório Eleitoral de Três Lagoas passará a atender em horário especial a partir de 29 de abril. O atendimento será de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e também, aos sábados e feriados, de 8h às 13h.

O novo funcionamento deve-se ao aumento da demanda de atendimento de eleitores nos dias que antecedem o fechamento do cadastro eleitoral. O prazo para regularização dos dados do título, para que o eleitor possa votar na eleição municipal 2024 vai até 8 de maio.  

O Cartório Eleitoral já havia iniciado um horário especial aos sábados desde o dia 20 de abril, mas os horários serão ampliados. Segundo a chefe do Cartório Eleitoral, Vanessa Barroso, a procura pela biometria melhorou, mas ainda não atingiu a meta.

“O atendimento estar bastante regular e tem aumentado desde do final do ano passado, mas queremos que fique maior. E quanto mais as pessoas se anteciparem evitará fila e tumulto nos últimos dias”, explicou Vanessa Barroso.

Haverá plantão de atendimento ao eleitor em todos os cartórios e Postos de Atendimento Eleitoral (PAEs) de Mato Grosso do Sul, neste sábado (27), das 8 às 13h, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS).

Na ocasião, será possível tirar o primeiro título, transferir o local de votação, atualizar ou regularizar a situação eleitoral, não sendo necessário agendamento prévio. Em Mato Grosso do Sul, quase 120 mil eleitores estão com o título cancelado (mais de 40 mil são de Campo Grande) e precisam regularizá-lo para votar nas eleições municipais de 2024. 

Quem precisa comparecer ao cartório

Os eleitores que precisam comparecer ao cartório são para solicitar serviços como: transferência de domicílio eleitoral, cadastramento biométrico, justificar ausência de voto e atualizar dados cadastrais. O eleitor que não votou nas últimas três eleições tem o título cancelado.

Confira na reportagem abaixo: