Campanha antecipada para abastecer Banco de Sangue

30 JAN 2009 • POR Danilo Fiuza • 06h00
Campanha antecipada para abastecer Banco de Sangue

Para garantir estoque suficiente de sangue durante o período momesco, o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) e também os Hemonúcleos (como o de Três Lagoas) devem realizar, no começo do próximo mês, mais uma campanha de doação. Prevendo o aumento no número de transfusões, que cresce durante o Carnaval, o órgão quer evitar a redução do estoque no Banco de Sangue.
Segundo os servidores do órgão, fevereiro é um mês em que há aumento na demanda porque as pessoas se excedem na diversão e cresce o número de pacientes nos hospitais. Fato que gera maior procura por todos os tipos existentes: A+,A-, AB+,AB- O+, O-, B+ e B negativo.
Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem alimentado. Não pode doar sangue quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade; doença de chagas; homens ou mulheres com múltiplos parceiros sexuais, ou quem teve relações sem o uso de preservativo; pessoas que compartilham seringas no uso de drogas injetáveis; pessoas infectadas pelo HIV (Aids).