Vacinação contra aftosa atinge 97,8% do rebanho brasileiro no 1o semestre e supera resultado de igua

10 SET 2012 • POR Redação • 12h51

 A Campanha de Nacional de Vacinação contra Aftosa de 2012 alcançou resultados bastante positivos neste primeiro semestre, segundo avaliação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Dados parciais do Departamento de Saúde Animal (DSA) do ministério, divulgados nesta quinta-feira (6), mostram que foram imunizados 165.300.924 animais, entre bovinos e bubalinos (búfalos), representando 97,85% do rebanho brasileiro de 22 estados e do Distrito Federal.


Este resultado supera o de igual período do ano passado (que foi de 97,4%) e deverá crescer nos próximos dias, quando serão agregados os números da campanha de vacinação no Pará e Minas Gerais, tradicionais regiões criadoras. A vacinação garante a boa qualidade da carne consumida internamente, atende às exigências do mercado internacional e busca tornar o Brasil livre da aftosa, o que eleva a competitividade dos produtores nacionais do setor.

A primeira etapa da campanha teve início no mês de março, na calha do Rio Amazonas, prosseguindo nos meses de abril a junho, sendo que a maior parte dos estados vacinou seus rebanhos no mês de maio. Em julho se iniciou a imunização nos estados do Amazonas e Pará. Nos meses de outubro e novembro a campanha chegará a Roraima, Rondônia e Amapá.

Atualmente, a zona livre da febre aftosa com vacinação é composta por 16 estados e do Distrito Federal. Santa Catarina é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação desde maio de 2007 e, portanto, não participa da campanha.