Uso de redes sociais muda jeito de campanha eleitoral

Após a exibição do horário eleitoral gratuito o Facebook e Twitter servem como opiniões dos internautas

20 OUT 2012 • POR Divulgação • 08h38

O uso das redes sociais por candidatos a cargos eletivos está revolucionando o sistema de campanhas políticas em todo o Brasil. Em Campo Grande, por exemplo, sites denominados como “páginas de relacionamento” lotam de minuto em minuto as telas dos computadores com discussões sobre o cenário político neste segundo turno. O mundo virtual vem ganhando o espaço que antes era somente da televisão e do rádio no processo eleitoreiro. A campanha eleitoral saiu das ruas para ocupar espaço nas redes sociais.

Após a exibição do horário eleitoral gratuito o Facebook e Twitter servem como uma espécie de campo, onde são expostas as opiniões dos internautas, fato que na maioria das vezes desencadeia discussões.

“O que ocorre hoje é uma democratização da produção de opinião e conteúdo de acontecimento de interesse público. As redes sociais permitem, tanto aos candidatos quanto aos próprios cidadãos, que tenham uma medição maior do que está sendo comentado no mesmo espaço destinado a esfera pública”, explicou o sociólogo e integrante do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Sérgio Amadeu.