Senai explica reclamações de alunos

Alunos reclamaram de atrasos no repasse das verbas do Pronatec e da entrega de material didático e uniformes

8 NOV 2012 • POR Redação • 08h39

Estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Três Lagoas, atendidos pelo programa Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), entraram em contato com o JP para reclamar de atrasos de até dois meses do repasse dos valores de ajuda de custo do programa, bem como entrega de material didático e uniformes.

Segundo o grupo de quatro adolescentes, com idades entre 16 e 18 anos, a ajuda média de R$ 90, segundo valor declarado pelos alunos, com periodicidade quinzenal, não está sendo depositado.
Procurado pela reportagem, o gerente do Cetec Senai Adevaldo Vasconcelos Reginaldo, afirmou que a reclamação dos alunos não procede fielmente talvez por má interpretação das regras e da periodicidade dos pagamentos. Segundo o gerente, não existe nenhum atraso por parte do governo federal, e que o Senai está cumprindo o contrato. Ainda segundo declarou, o repasse é feito no mês seguinte ao estudado, o que alguns podem não ter entendido, e salvo um atraso de no máximo duas semanas, que de fato veio a acontecer, os alunos acreditam se tratar de atrasos maiores. “As aulas começaram no dia 20 de agosto. De acordo com a frequência do aluno nas aulas é acertado o repasse. Caso ele venha a faltar, o valor será menor, pois este é referente ao período que ele passou estudando no Senai”, disse Adevaldo.
Ainda segundo informações do gerente, que foram confirmadas pelos alunos, foi paga a primeira parcela no dia 3 de outubro, com base na frequência dos primeiros dias de aulas. “O que eles têm reclamado, e com razão, é do atraso no pagamento do período compreendido entre 24 de setembro e 10 de outubro, mas até o dia 8 deste mês o pagamento será realizado”, afirmou Adevaldo. Ainda segundo o gerente, os valores referentes ao período entre 15 de outubro e 1 de novembro serão enviados à administração central de Campo Grande na quarta-feira, e serão pagos até o final deste mês.
Com relação à reclamação sobre o material didático, o gerente explicou que este não é entregue de uma só vez, sendo repassado aos alunos conforme o curso vai avançando. No caso dos uniformes, eles atrasaram devido a trâmites burocráticos. “A entrega das camisetas, das quais o aluno as recebe do Senai, atrasou devido às licitações que atrasaram. Ainda nesta semana deverá chegar uma parcela das camisetas, que atenderá os alunos que mais precisam, e o restante chegará até o final do mês”, garantiu.
O Pronatec é um programa que conta com recursos repassados pelo governo federal, através do Ministério da Educação, onde adolescentes recebem bolsa de estudo e ajuda de custo para aprenderem uma profissão e serem encaminhados ao mercado de trabalho. Os cursos, segundo informações no site do programa, são gratuitos aos estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada, ou qualificação profissional para grupos sociais de diferentes perfis.

595 alunos estão matriculados no programa em Três Lagoas, divididos em 17 turmas, com média de 35 alunos por sala.