Incêndios em florestas somam +33% em relação a 2011

Por outro lado, incêndios em terrenos baldios caíram para menos da metade

17 NOV 2012 • POR Arthur Freire/JP • 09h08
Foram atendidas 35 ocorrências de incêndio em pastagens

Ano após ano as queimadas continuam um problema para os moradores de Três Lagoas, tanto as provenientes da zona rural, quanto da zona urbana. O ar seco, combinado com a fumaça, torna difícil a respiração e pode ser a causadora de diversas doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos, além do perigo de acidentes.

O problema das queimadas dentro do perímetro urbano poderia ser amenizado, caso os proprietários de terrenos baldios cumprissem a lei e mantivessem os terrenos limpos e cercados. “É obrigação do proprietário manter o seu terreno limpo, sem mato ou qualquer outra coisa jogada”, afirmou o Secretário Municipal de Meio Ambiente José Estevão Moraes Palma.

Segundo orientou o secretário, a população deve ajudar a prefeitura denunciando queimadas ilegais ou terrenos que estejam com mato alto. “Temos avaliado que em 2012 as queimadas diminuíram bastante. O que é necessário para o problema diminuir mais é a população se conscientizar e fazer a sua parte, seja limpando os terrenos baldios ou denunciando”, disse o secretário, que salientou que o tema é abordado no Código de Postura da Prefeitura Municipal, segundo a lei 20418/2009. De acordo com o artigo 26 inciso VII, está prevista multa, que foi definida no artigo 32, no valor de R$ 316.26, o equivalente a 100 UFINS.

Confira a matéria completa na edição impressa do JP deste sábado (17)