Novo Plano Diretor aumenta centro em 21 quarteirões

Entre as alterações previstas no novo projeto estão os recuos nos terrenos

12 DEZ 2012 • POR Arthur Freire/JP • 07h32
Novo projeto prevê ainda a expansão da zona rural de Três Lagoas

 A administração municipal já encaminhou à Câmara Municipal o novo projeto de lei do Plano Diretor de Três Lagoas, que passou por revisão após duas audiências públicas e várias reuniões com diversos segmentos técnicos da sociedade. Foram cerca de 20 artigos alterados. Os estudos e discussões realizados até chegar a essa adequação levou um ano. O novo projeto deve ser votado pelos vereadores na última sessão do Legislativo, já que a sessão de ontem foi para a votação do Orçamento, que tem que ser discutido em duas reuniões específicas.

Entre as mudanças realizadas com a revisão do Plano Diretor, está a que favorece os proprietários de terrenos com medição de 10m x 30m. Pelo plano atual, o recuo que deve ser deixado devido à construção em um terreno desse tamanho é o mesmo em relação aos demais com dimensão maior. “Hoje, o recuo é padrão. A alteração no artigo que trata desse assunto foi muito positiva e favorecerá muitas pessoas, já que existe uma grande quantidade de terrenos com essa dimensão em Três Lagoas”, disse Ottoni Ávila Ornelas, geógrafo e membro da comissão formada para discutir a revisão.

Também houve alteração na região da bacia de contribuição, área que compreende desde as imediações do Córrego do Pinto até as proximidades da Lagoa Maior. O plano atual não permitia uma ocupação intensa nessa região, já que ela é tratada como zona especial. Com a revisão, de acordo com Ottoni, a área continuará com essa característica, porém, há um detalhamento do que pode ser construído nesse espaço. Ele informou que foi contratada uma empresa a qual fez um amplo estudo dessa região. Com isso, houve um grau de detalhamento a respeito da ocupação e do uso do solo, e as ações que devem ser realizadas em decorrência disso.

Confira a matéria completa na edição Nº 5.093, do dia 12 de dezembro de 2012, do Jornal do Povo.