Polícia Ambiental procura jacarés na Lagoa Maior

A lagoa tem ligação com os córregos da Onça e Japão, por isso o aparecimento de jacarés no local

15 JAN 2013 • POR Arthur Freire/JP • 07h52
Policiais ambientais caminharam ao redor da lagoa em busca de animais selvagens

Policiais do 3º Pelotão da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Três Lagoas estiveram na Lagoa Maior, ontem de manhã, para averiguar a presença de jacarés no local. A avaliação, segundo o comandante do órgão, Gildo de Souza, foi devido a inúmeras ligações que a PMA recebeu na semana passada informando o aparecimento de jacarés nas margens da lagoa. 

De acordo com o comandante, parece que o jacaré que está na lagoa é da espécie “papo amarelo”. Porém, ainda não é possível afirmar. É necessário um estudo mais minucioso.  Mas, ele garantiu que o “papo amarelo” é a espécie mais brava. Apesar disso, o animal só ataca ao se sentir ameaçado. Por isso, é importante que os pais orientem os filhos a não cutucar com pedaços de madeira ou galhos os animais, além de não alimentá-los.

Conforme Souza, os córregos da Onça e Japão dão acesso à lagoa. Ele ainda explicou: se a PMA retirar esses jacarés, outros vão aparecer ou até os mesmos podem retornar. “Eles entram e saem da lagoa. Lá, é um corredor desses animais, por conta dos córregos”, esclareceu. Além de jacarés, o local também tem sucuri. “Moradores já presenciaram um filhote dessa cobra e, pela lei da natureza, onde tem filhote é sinal que a mãe está por perto”, completou.

Confira a matéria completa na edição Nº 5.113, de 15 de janeiro de 2013, do Jornal do Povo.