Notificações de dengue em Campo Grande passam de 5,5 mil, diz Saúde

Último levantamento aponta 675 novos casos em Campo Grande.

16 JAN 2013 • POR Redação • 09h20

 A prefeitura de Campo Grande registrou 5.585 notificações de dengue entre o dia 1 e 14 de janeiro de 2013, segundo informou ao G1 o coordenador do Mutirão Saúde em Ação, Victor de Oliveira. Segundo ele, são 675 notificações a mais do que o último levantamento, feito de 1 a 13 de janeiro.

Com o aumento de casos, Oliveira espera aumentar o número de trabalhadores envolvidos no mutirão. A intensão é chegar a 160 agentes de controle de endemia, além da duplicação da quantidade de carros de borrifação.
Ainda segundo Oliveira, das 1.215 notificações feitas na primeira semana do ano, 87% deram sorologia positiva para a doença, cerca de 1.057 casos.
 
Fumacê
 
A borrifação do inseticida que elimina o mosquito da dengue será intensificada a partir de quinta-feira (17). Segundo a prefeitura, as equipes terão reforço de 30 agentes e seis veículos de aspersão da substância.
 
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) orienta os moradores a não fechar portas e janelas enquanto o veículo estiver passando pelas ruas para que a ação tenha maior eficácia. Ela acontece ao nascer e pôr-do-sol porque nesses períodos a temperatura é mais baixa e não tem ventos fortes. A substância usada é o malation, inseticida que é diluído em óleo de soja.
 
Mesmo com os veículos, equipes percorrerão as casas com bombas costais equipadas com a substância para um combate mais intensificado contra o vetor. As Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) dos bairros com os maiores índices de notificações estão sendo capacitadas para receber pacientes com sintomas da doença.