Corpo de Bombeiros de MS divulga relatório de vistorias na Capital

As vistorias são procedimentos de rotina dos Grupamentos, mas foram intensificadas no último dia 28

31 JAN 2013 • POR Redação • 11h03
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMS) divulgou na manhã de hoje (30), o relatório de vistorias realizadas pelas equipes do Departamento de Serviços Técnicos do 1º e 6º Grupamentos de Bombeiros, em casas de shows e boates. As vistorias são procedimentos de rotina dos Grupamentos, mas foram intensificadas no último dia 28, devido a proximidade do Carnaval e à tragédia ocorrida em Santa Maria (RS).
 
De acordo com o relatório, assinado pelo titular em exercício do Comando, coronel José Antônio Pereira do Santos, as fiscalizações foram realizadas em oito estabelecimentos que já possuiam notificações na Capital: a casa de shows Trius Hall, a boate Move, o Cabaret, a casa noturna Bar Fly, o antigo Buffet Palacius e atual Verssallité Buffet, a boate Level, o Clube Libanês e o Loft Garden.
 
Segundo o relatório, entre os problemas encontrados estão a inadequação dos projetos de Proteção Contra Incêndio e Pânico, a obstrução de extintores, falta de placa indicativa do limite máximo de pessoas no ambiente, falta de declaração de desativação da central de gás liquefeito de petróleo (GLP), entre outros. Durante o trabalho de vistoria os bombeiros também informaram aos proprietários, que todo show pirotécnico no interior dos locais aptos a este tipo de apresentação, deverão ser executados exclusivamente por profissionais que tenham blaster, um curso específico que habilita profissionais a fazerem shows pirotécnicos, realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
 
De acordo com o chefe de comunicação do CBMS, coronel Joilson de Paula, os trabalhos continuarão tanto na Capital quanto no interior. “No interior as vistorias também estão sendo realizadas e os grupamentos devem entregar os relatórios até o próximo dia 8”, finalizou.