Cidade participa de evento para redução de carga horária da enfermagem

Vários fóruns municipais e regionais vêm ocorrendo em todo o Brasil, com o objetivo de reforçar a necessidade da aprovação desse projeto de lei

16 MAR 2013 • POR Arthur Freire/JP • 10h14
Coordenador do Fórum, Doralício Delgado

Na próxima segunda-feira, acontecerá o 1º Fórum dos Trabalhadores da Saúde de Três Lagoas. O evento será realizado a partir das 19h, no plenário da Câmara Municipal. Segundo um dos organizadores do evento, o enfermeiro Doralício Delgado, o encontro tem como objetivo contribuir com a mobilização nacional que vem ocorrendo para a aprovação do projeto de Lei (PL) 2295/2000, que reduz a carga horária dos enfermeiros para 30 horas.

“Tentar reduzir a jornada de trabalho dos profissionais da enfermagem é uma luta de 13 anos. Esperamos que esse projeto seja aprovado neste ano. Esses profissionais trabalham com uma grande sobrecarga, por isso é preciso que haja uma redução da jornada de trabalho desses profissionais”, ressaltou.

Vários fóruns municipais e regionais vêm ocorrendo em todo o Brasil, com o objetivo de reforçar a necessidade da aprovação desse projeto de lei. No dia 9 de abril acontecerá, em Brasília, na Câmara dos Deputados, uma mobilização nacional pela aprovação do projeto, que deve entrar em pauta. “A presidente Dilma se comprometeu que, se houvesse a aprovação pela Câmara e Senado, ela sancionaria o projeto, por isso vamos participar dessa mobilização porque acreditamos que vamos obter êxito”, frisou.

Doralício não soube precisar a quantidade exata de funcionários que trabalham nessa área em Três Lagoas. Apesar disso, ele acredita que há cerca de 1.300 profissionais em enfermagem atuando no município.