Agentes de trânsito vão multar a partir de maio

Servidores passarão por curso de formação que os habilitará a fiscalizar o trânsito da cidade

30 MAR 2013 • POR Arquivo JP • 08h37
Servidores passarão por curso de formação que os habilitará a fiscalizar o trânsito da cidade

Depois de esperar por cerca de um ano, finalmente os cinco agentes municipais de trânsito de Três Lagoas, efetivados no último concurso, vão fazer o curso para Formação e Capacitação de Agente de Trânsito. No Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), há vagas para oito agentes, mas só cinco delas foram preenchidas.  

O curso será oferecido pelo Deptran em parceria com o Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/MS). As aulas serão ministradas na Câmara dos Vereadores, a partir do próximo dia 2.

De acordo com diretora de Educação no Trânsito do Deptran, Creuza Ramos, para o agente municipal de trânsito autuar os motoristas infratores é obrigatório ter feito o curso de formação, com carga horária de, no mínimo, 130 horas. “Esta obrigatoriedade é exigida via resolução do Cetran”, explicou Creuza. Além dos agentes de trânsito municipais, também vão participar do treinamento policiais militares de Três Lagoas e região. No total, são 30 vagas disponíveis. 

A grade curricular do curso tem disciplinas como Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Primeiros Socorros, 20 horas de aulas práticas etc. Entre os docentes, estão o major do 2º Batalhão da Polícia Militar, Élcio de Almeida, a presidente do Cetran, Regina Maria Duarte, engenheiro do Detran, João Neves Chamorro, entre outros. “Três Lagoas, é a única cidade do interior do estado a coordenar um curso desse porte”, ressaltou Creuza.

Conforme Creuza, após a finalização do curso, previsto para 13 de abril, os agentes já estarão aptos a notificar os motoristas infratores, entretanto, somente após 30 dias da notificação é que será gerada a multa de trânsito. Mas, para conscientizar ainda mais os motoristas, os agentes vão desenvolver uma campanha e só a partir do mês de maio é que começam “para valer” as notificações. 

Para a diretora de Educação no Trânsito, mesmo com cinco agentes é possível fazer um bom trabalho de fiscalização na cidade, principalmente, na área central. Atualmente, isso tem sido feito pela Polícia Militar de Trânsito, que tem um convênio com o Deptran.

MULTAS
De acordo com Marcos Costa, agente municipal de trânsito, no ano passado, no perímetro urbano, 2.643 motoristas foram autuados. Segundo informações do Deptran, as infrações mais cometidas pelos três-lagoenses são as seguintes: não usar cinto de segurança; falar ao celular; estacionar em local proibido e não respeitar o sinal vermelho. Já em 2013, de janeiro até esta terça-feira, 543 condutores já foram multados. Os motoristas notificados, segundo Costa, continuam não respeitando sinal vermelho, estacionando em local proibido, não usando cinto de segurança e falando ao celular. 

MORTES
O número de mortes no trânsito de Três Lagoas, no perímetro urbano, em 2012, caiu 13,4%, ao ser comparado com o ano anterior, ou seja, em 2012 foram registradas 30 mortes, contra 34 óbitos, em 2011. Em 2013, já foram registradas três mortes, todas de motociclistas.