SEMEC realiza encontro sobre Tematização da Prática de Sala de Aula

O segundo encontro do ano foi nesta quarta-feira (3) com participação das Escolas Senador Filinto Müller e Professor Odeir Antônio da Silva

4 ABR 2013 • POR Redação • 16h43

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) realizou nesta quarta-feira (3), no Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria”, o segundo encontro sobre a Tematização da Prática de Sala de Aula, com a participação de especialistas das Escolas Municipais Senador Filinto Müller e Professor Odeir Antônio da Silva.

O trabalho é voltado para alunos do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino (REME), com orientação da Assessora Educacional e Pedagógico, Jussara Aparecida de Souza Fernandes, e das técnicas da SEMEC, Vivian Rosa Garcia de Almeida, Maria Célia Santos Nunes, Isabel de Lourdes Lopes Borges e Neuza Inácio da Silva, com supervisão continuada da especialista em alfabetização,Telma Weisz.

De acordo com a técnica Maria Célia, esse é o segundo ano de realização dos encontros, realizados mensalmente, com estudos e discussões teóricas, mediante o tema desenvolvido pelo professor em sala de aula. “Esse estudo teórico vem ao encontro do que é trabalhado pelo professor em sala de aula. Através da filmagem, apresentada no dia do encontro, são realizadas dinâmicas e estudos que geram sugestões e troca de conhecimentos que são repassados aos professores”, explicou Maria Célia.

Participaram do encontro desta quarta-feira (3), a Escola Senador Filinto Muller, com as especialistas Helena e Luzia Mariano, com material colhido durante aula da professora Roseli Nascimento. Na ocasião, a especialista Sônia Fátima também apresentou material da Escola Professor Odeir Antônio da Silva, desenvolvido em sala de aula pela professora Roseli Campos.

Ao longo do ano serão realizados dez encontros. O próximo encontro será no dia 8 de maio, com apresentação do material desenvolvido em sala de aula pelas Escolas Municipais Joaquim Marques de Souza e Professora Elma Garcia Lata Batista (Educação de Campo).

Todo esse trabalho realizado pelas técnicas da SEMEC também tem supervisão continuada com a especialista em alfabetização, Telma Weisz, por meio de encontros mensais, na capital paulista.

“É uma oportunidade de discutir o que pode ser melhorado em sala de aula e de reflexão sobre a atuação dos especialistas junto aos professores que têm participado dos encontros com abordagem de temas de todas as áreas voltadas para as séries iniciais”, destacou Maria Célia.