Educação promove formação continuada sobre o Saems 2012

Formação visa a uma reflexão acerca dos resultados da Avaliação Estadual Externa de Desempenho (Saems) para estudantes dos 1º, 2º, 3º e 4º anos do ensino médio

15 ABR 2013 • POR Redação • 16h19

Inicia-se hoje (15), em Campo Grande, a segunda etapa da Oficina de Apropriação dos resultados do Saems 2012, realizada pela Secretaria de Estado de Educação (SED). Com a participação dos diretores, diretores adjuntos, coordenadores pedagógicos, coordenadores de Língua Portuguesa e Matemática e supervisores de Gestão das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino da Capital, além dos diretores dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs), a formação visa a uma reflexão acerca dos resultados da Avaliação Estadual Externa de Desempenho (Saems) para estudantes dos 1º, 2º, 3º e 4º (quando houver) anos do ensino médio, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa/Produção de Texto e Matemática.

Com duração de dois dias, a primeira etapa atendeu 250 profissionais que, divididos em grupos e acompanhados por técnicos da SED das áreas da Avaliação, Coordenação Pedagógica e Projeto Jovem de Futuro, realizaram uma análise pedagógica dos resultados obtidos pelas escolas no último Saems. Dividida em dez polos em todo o Estado, toda a capacitação termina em maio. A próxima etapa acontece nos dias 18 e 19, na UEMS, campus Campo Grande.
 
No dia 21 de maio acontece a parada pedagógica, prevista em calendário, para as escolas elaborarem um plano de intervenção pedagógica, a fim de melhorar os indicadores e, consequentemente a qualidade e a equidade do ensino oferecido na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul. Em virtude da natureza peculiar e da especificidade que o trabalho com a avaliação em larga escala requer, a SED priorizou os profissionais das unidades escolares como importantes colaboradores para coordenar os trabalhos e aplicar os testes do Saems, garantindo, dessa forma, qualidade e confiabilidade nos resultados.
 
Saems 
A realização desse processo avaliativo tem por finalidade aferir e acompanhar a qualidade do ensino em Mato Grosso do Sul, refletir sobre o direcionamento dos recursos, além de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre o desempenho dos estudantes, as quais permitem, também, que os gestores escolares tenham uma análise que favorecerá na definição de suas políticas pedagógicas de aprimoramento interno.