Fórum da Educação em Brasilândia levanta propostas para Conferência Intermunicipal

Brasilândia enviará 20 delegados para Conferência Intermunicipal que será realizada em Anaurilândia

18 MAI 2013 • POR Redação • 08h00

Professores da Rede Municipal de Ensino de Brasilândia participaram, na Câmara de Vereadores, do I Fórum Municipal de Educação. O evento contou com a presença do prefeito de Brasilândia, Jorge Diogo (PT); da secretária de Educação, Débora Ladeia, e dos vereadores Alexandre Rodrigues Carlos e Cristiane Soncini Saraiva.

O prefeito destacou a iniciativa e importância do evento. “Atualmente, há maior participação popular nestas ações que envolvem a comunidade. Não é mais algo engessado, pois hoje as questões são debatidas na base até chegar a Brasília. Estamos de parabéns, pois isso vem só para contribuir. Eu tenho certeza de que os professores vão auxiliar muito nestes trabalhos”, disse.

A secretária Débora Ladeia falou do objetivo do fórum e das etapas do município até a esfera nacional. “O fórum pode promover mudanças importantes no panorama educacional, seja em nível nacional, estadual ou municipal, uma vez que articula os mais diversos setores da sociedade para a defesa de uma educação com qualidade social no que diz respeito ao direito de todos”.

Na primeira parte, houve a apresentação de quatro eixos, sendo o primeiro apresentado pela diretora da Escola Municipal Arthur Hoffig, Maria Rita Gusmão Santini, sobre “Educação e Diversidade: Justiça Social, inclusão e direitos Humanos”; o segundo, pela professora e secretária adjunta Aracy Henrique de Souza, com o tema “Qualidade da Educação: Democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem”.

Ainda durante o fórum, a assistente social Dalreny Maria Dourado Junqueira abordou o tema “Gestão Democrática, participação popular e controle social” e, por fim, a presidente do Simted, professora Maria Inês Anselmo Costa, falou sobre “Valorização dos profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho”.

Após as apresentações, as professoras se reuniram para a elaboração das propostas. Ao final, foram indicados 20 delegados e suplentes para a participação da Conferência Intermunicipal de Educação de Mato Grosso do Sul, no próximo dia 24 de maio, em Anaurilândia. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brasilândia).