Três Lagoas bate novo recorde em geração de empregos

Setor da construção civil, embora em menor proporção, continua liderando ranking

22 MAI 2013 • POR arquivo • 09h01
onstrução civil gerou 373 novos postos de trabalho
Três Lagoas bateu novo recorde de geração de empregos no mês de abril. Conforme dados divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município foi responsável pela geração de 808 novos postos de trabalho no mês passado. O resultado, equivalente a 3.015 contratações contra 2.207 demissões, corresponde ainda a um aumento em quase vinte novos empregos em comparação ao mês anterior. Em março, quando o município havia liderado a geração de empregos em Mato Grosso do Sul, foram criadas 790 novas vagas no estoque.
 
Já no mês passado, a cidade perdeu a liderança para a capital, Campo Grande, onde foram criados 937 novos empregos - o ranking do Caged leva em consideração apenas os municípios com mais de 30 mil habitantes.
 
A construção civil, ainda conforme os dados do Caged, segue na frente como uma das maiores geradoras de emprego no município, embora com menor força do que a apresentada em meses anteriores. Se nos três primeiros meses do ano, o setor foi responsável por quase 75% das novas vagas. Em abril, foram 373 novos empregos com carteira assinada, 50% das vagas. 
 
INDÚSTRIA
As estatísticas mostram ainda recuperação da indústria da transformação. No primeiro trimestre, o município havia gerado 187 novos empregos ao todo. Já no mês passado, foram 258 novas vagas (814 admissões contra 556 demissões), o que fez com que o setor saltasse do terceiro para o segundo lugar entre os segmentos que mais contrataram no município. 
 
O comércio também mostrou recuperação, com a criação de 38 novas vagas. No começo do ano, o setor havia registrado saldos negativos frequentes. 
 
Em contrapartida, a agropecuária, que ocupava a segunda posição nos meses anteriores, caiu para uma das últimas colocações, com a geração de apenas 29 novos postos de trabalho, 70 a menos se comparado ao saldo registrado em março deste ano. O setor de serviços registrou 105 novos empregos.
 
ANO
No acumulado deste ano, Três Lagoas bateu a marca de 3.375 novos empregos com carteira assinada. O Caged apontou o total de 12.380 admissões contra 9,005 demissões nos quatro primeiros meses do ano, superando assim o resultado de todo o ano de 2012. No ano passado, a cidade registrou a geração de 2.496 novos empregos com carteira assinada. 
 
No quadrimestre, a construção civil permanece à frente com a geração de 2,3 mil novos empregos. O setor é seguido, a distância, pela indústria (448 novas vagas), agropecuária (404) e serviços (173). Embora com recuperação em abril, o comércio segue no vermelho no balanço geral, 32 vagas fechadas nos quatro primeiros meses do ano.