Museu da Memória Municipal será inaugurado neste mês

Inauguração está prevista para acontecer no próximo dia 28 de junho

7 JUN 2013 • POR Arthur Freire/JP • 07h35
Inauguração está prevista para acontecer no próximo dia 28 de junho

Enfim, depois de 10 anos de espera, o tão aguardado Museu da Memória Municipal de Três Lagoas será inaugurado. A cerimônia de inauguração está prevista para acontecer no próximo dia 28 de junho e faz parte da programação das atividades em comemoração ao aniversário da cidade.

O Museu será instalado no galpão da antiga Noroeste do Brasil, nas dependências da antiga Estação Ferroviária de Três Lagoas. De acordo com a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri Garcia, o local está sendo limpo e preparado para receber o acervo. A reforma do prédio, no entanto, ainda não pode ser feita, já que a União ainda não repassou essa área para a Prefeitura.

Para utilizar o local, a administração municipal conseguiu uma autorização da América Latina Logística (ALL). Em 2010, foi assinado o Termo de Cessão de Uso entre a Prefeitura e a empresa, com essa finalidade. A administração municipal, no entanto, aguarda a doação dessa área por parte da União.

Vickie disse que a Prefeitura já dispõe de algumas peças, mas que será feita uma parceria com o Museu Ferroviário de Bauru para completar o acervo de Três Lagoas. Segundo o coordenador do Patrimônio Histórico, Rodrigo Fernandes, o Museu Municipal contará com fotos que contam a história da cidade, entre elas, imagens da ferrovia, marco do segundo ciclo de Três Lagoas. “A cidade surgiu devido à Estação Ferroviária e o acervo histórico nos comprova isso”, destacou Rodrigo.

Ainda de acordo com o coordenador, o galpão está passando por uma reestruturação para que possa receber o acervo. Ele informou que é necessária a pintura do local, assim como iluminação própria, além da criação de um espaço para a reserva técnica onde os objetos e documentos possam ser guardados. Rodrigo ressaltou que o Museu não serve apenas para a exposição de peças. “Ele tem caráter didático e tudo precisa ser muito bem acondicionado e preservado”, salientou.
Segundo a diretora de Cultura, o Museu da Memória Municipal de Três Lagoas irá funcionar em horário comercial. Além do galpão que abrigará o Museu, a administração municipal aguarda a doação de outras áreas, como, por exemplo, os barracões onde funcionavam as oficinas da NOB, para implantar as feiras que acontecem na avenida Rosário Congro.