Saúde em risco

Paranaíba confirma primeiro caso de zika vírus em gestante

Cidade já registra 731 casos de dengue notificados só neste ano

17 FEV 2016 • POR Talita Matsushita • 17h28
Gestantes devem ampliar cuidados contra picadas do mosquito - Reprodução/Facebook

A Coordenadoria de Controle de Vetores de Paranaíba confirmou o primeiro caso comprovado de zika vírus em gestante na cidade. O exame foi feito no dia 13 de janeiro e só agora saiu o resultado do laboratório central. Segundo a coordenadora da área, Ymara Zanin Palcheti, a confirmação comprova que o vírus do zika já está circulando na região. 

Existe uma dificuldade para a comprovação dos casos de zika vírus, uma vez que somente 20 exames semanais são feitos pelo Estado, através do laboratório. Foi dada prioridade a exames de 19 gestantes que apresentaram sintomas do zika. A gestante contaminada mora no bairro Santo Antônio e está no terceiro mês de gravidez. O nome dela não foi divulgado.

Ymara Palcheti ressaltou a necessidade de que a população “acorde para a seriedade da situação" e alertou que a coordenadoria não dispõe de estoques de inseticida para aplicação nesta semana e recomendou vigília: “A larva do mosquito transmissor pode estar em qualquer lugar”, disse.

Nesta terça-feira (17), a Secretaria Estadual de Saúde divulgou o boletim epidemiológico número 6.  Paranaíba possui atualmente 731 casos notificados de dengue, registrados no período de 7 a 13 de fevereiro.