Zika Vírus

Paranaíba confirma segundo caso de zika em gestante

Com esta confirmação, o Município contabiliza dois casos positivos em grávidas

26 FEV 2016 • POR Talita Matsushita • 11h12
Com relação a dengue, Paranaíba apresenta 731 casos notificados - Divulgação

Mais uma gestante teve confirmada a infecção pelo zika vírus em Paranaíba. O resultado do exame chegou nesta semana, porém ele foi colhido há cerca de um mês. A Secretaria de Saúde do Município não divulgou o nome e a idade gestacional.

De acordo com Ymara Zanin Palcheti, coordenador do Controle de Vetores, já chegaram quatro resultados, sendo que dois foram negativos e dois positivos para o zika, num total de 16 amostras colhidas, uma delas por laboratório particular.

Ymara destacou ainda que a Secretaria de Estado de Saúde divulgou que o Laboratório Central em Campo Grande comunicou começou a realizar o exame para detecção do zika, que antes eram feitos no Estado de São Paulo, com isso a estimativa é que em cinco dias o exame fique pronto. “Não sabemos se com isso poderemos coletar amostras de outras pessoas, como idosos, por enquanto as gestantes são prioridade”, disse.

Com relação a dengue, Paranaíba apresenta 731 casos notificados, conforme Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, um número considerado de altas incidência. Em todo Estado são 26.829 casos notificados.

Com relação a chegada do inseticida utilizado borrifado no fumacê ainda não há previsão de chegada em Paranaíba, visto que há cerca de dez dias a prática não é realizada pela falta do produto. Ele ajuda no combate ao Aedes Aegipity.

Recentemente a SES recebeu mil litros do produto para ser distribuído em todo Estado, esta quantidade Campo Grande utiliza em três dias. Porém ele não foi utilizado por estar vencido.