Justiça

Justiça manda Prefeitura de Paranaíba retirar nome de Delcídio de praça

Lei federal de 1977 proíbe uso de nomes de pessoas vivas em locais públicos

19 JUL 2016 • POR Roberto Chamorro • 17h31
Praça não tem mais o nome de Delcídio do Amaral - Arquivo/JP

Atendendo determinação da Justiça, a Prefeitura de Paranaíba retirou o nome do ex-senador Delcídio do Amaral (em partido) de uma praça do centro da cidade. A ordem judicial revoga decreto de fevereiro de 2014 

A revogação foi publicada ontem (18) no Diário Oficial do município,com a retirada da denominação do Centro de Eventos Delcidio do Amaral. O ex-senador, que teve mandato cassado por envolvimento na Operação Lava Jato, foi homenageado em função de emendas parlamentares que garantiram, entre outras obras, a conclusão da praça.

Na mesma edição do Diário Oficial, outro decreto dá denominação de Praça de Eventos Carnaíba, que fica na na Avenida Major Francisco Faustino Dias.

A Justiça determinou  a retirada do nome de Delcidio porque uma lei federal de 1977 proíbe usar nomes de pessoas vivas em locais públicos.

A prefeitura foi notificada da decisão judicial e tinha prazo para revogar o decreto. De acordo com fontes do Executivo, o prefeito Diogo Tita (PSD) teria telefonado ao ex-senador para esclarecer a retirada da homenagem.