Vacinação

Instituto Butantan realizará testes de vacinas contra dengue

Números de pessoas que contraíram dengue aumentou no ano de 2016

31 AGO 2016 • POR Eliana Cristini • 13h12
Pneus são considerados um dos principais focos de dengue - Divulgação/Noticias MS

A dengue já matou cerca de 17 pessoas em Mato Grosso do Sul, só neste ano, segundo dados de pesquisa do último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Já foram notificados, também em 2016, mais de 58 mil casos da doença no Estado, número que superou os dois anos anteriores.

 O Instituto Butantan, é responsável por produzir importantes vacinas e começará em Campo Grande, nesta quinta-feira (1), a realização dos testes da vacina contra a dengue. O início dos trabalhos acontecerá na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Coophavila II, às 10h30.

O evento contará com a presença do governador do Estado, Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares, o diretor do Instituto Butantan, Jorge kalil, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o secretário de Saúde de São Paulo, David Uip.

Na Capital, serão 1,2 mil voluntários que já contraíram ou não a doença. Esses pacientes serão supervisionados durante cinco anos e o monitoramento acontecerá de diversas formas, como contatos por telefone ou com agendamento de visitas.

A vacina, produzida com vírus vivos, mas geneticamente enfraquecidos, foi desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, em inglês). Essa parceria foi firmada em 2008 e a primeira fase dos testes aconteceu fora do Brasil. (Com informações Noticias MS)