próstata

Ciclismo ‘errado’ pode ser causa de inflamação

Repleta de benefícios, a ´bicicleta esconde um problema à saúde dos homens, que pedalam mais de cinco horas por semana

16 OUT 2016 • POR Valdecir Cremon • 15h29
Prática do esporte exige atenção com riscos, diz especialista - Reprodução/TVC

A bicicleta é escolha cada vez mais frequente por pessoas que preferem se exercitar ao ar livre ou até mesmo utilizar a prática como um meio de transporte. Repleta de benefícios, a “magrela” esconde um problema à saúde dos homens, que pedalam mais de cinco horas por semana: a inflamação na próstata, de acordo com urologista Guilherme Leme, especialista em saúde masculina e fertilidade.


“A próstata é um órgão bastante protegido, do ponto de vista anatômico. Desta forma, os traumas são raros. No entanto, em esportes que envolvem a compressão perineal repetida, como o ciclismo, as estruturas no entorno do órgão tornam-se passíveis de inflamação”, afirma o urologista. 


Leme explica que a inflamação acontece por conta da distribuição inadequada de peso, de ajustes imprecisos ou medidas inadequadas da bike, que fazem com que o atleta coloque todo o peso do corpo sobre o períneo – quando o recomendado é a divisão dele com os ombros. 


“Esta sobrecarga pode levar a inflamação crônica com encarceramento do nervo pudendo, gerando dores, e podem ocorrer alterações na composição do sêmen, com aumento de leucócitos”, complementa. 


A melhor forma de prevenção é a prática esportiva supervisionada. Nos esportes de contato, como no futebol ou artes marciais, os iniciantes devem receber atenção especial aos fundamentos esportivos. O uso de equipamento de proteção também ajuda na prevenção de enfermidades. Coquilhas e proteções individuais podem conferir proteção extra, principalmente em ambientes mais competitivos.