Em alerta

Prefeitura e Exército se unem para combate ao mosquito da dengue

Trabalho em conjunto tem sido realizado em Três Lagoas para evitar a proliferação do Aedes Aegypti

6 DEZ 2016 • POR Ana Cristina Santos • 12h14
Exército é parceiro do município no combate ao mosquito - Ana Cristina Santos/JP

A Prefeitura de Três Lagoas e a 2ª Companhia de Infantaria do Exército, instalada na cidade, se uniram no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue,  chikungunya e zika vírus.

Um trabalho em conjunto tem sido realizado pelos agentes de endemias e militares para a verificação de possíveis focos e criadouros do mosquito. Somente neste ano, 939 casos positivos de dengue foram registrados no município.

Há vários anos o Exército é parceiro do município no combate ao mosquito. Neste ano, uma parceria teve continuidade com a retirada de sujeiras das lagoas, e agora, uma ação conjunta tem sido realizada em diversos pontos da cidade, com a entrega de panfletos e esclarecimentos de como combater o mosquito.

“O objetivo é sensibilizar a população para a atenção que devemos ter em relação ao mosquito que transmite cinco doenças dentro do território nacional”, destacou o coordenador de Educação e Saúde, Fernando Garcia.

O Índice de Infestação do mosquito em Três Lagoas atualmente 0.5%, dentro da média preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Mesmo assim, segundo o coordenador, o cuidado deve continuar. “A qualquer momento, com as chuvas, o mosquito pode proliferar rapidamente, dando início a um novo ciclo de doenças nas cidades”, alertou.

Além de orientação, os agentes têm feito visitas nos fundos de estabelecimentos comerciais.