Saúde

Especialista destaca cuidados na definição de aparelhos auditivos

Equipamentos cada vez mais modernos permitem ajustes finos de qualidade e de capacidade de captação de ruídos pelo paciente

23 JAN 2017 • POR Valdecir Cremon • 06h00
A fonoaudióloga Cristiane Satiko Ito Gonçalves destaca os avanços tecnológicos dos equipamentos - danilo fiuza/jp

A audição possui importância fundamental para desenvolvimento da fala, linguagem, comunicação e integração do indivíduo na sociedade, além de ser a principal via pela qual a linguagem verbal é adquirida. A audição exerce uma influência significativa na qualidade de vida. 

O uso de aparelhos auditivos adequados e bem adaptados possibilita que os indivíduos retornem à sua vida social, bem como participar de atividades em grupo, melhorando a autoestima e seu bem-estar .

Atualmente há aparelhos auditivos praticamente imperceptíveis, e com a mais alta tecnologia digital e conectividades do mercado.

De acordo com a fonoaudióloga Cristiane Satiko Ito Gonçalves, especialista do CEA (Centro de Especialidades Audiológicas), após o encaminhamento do médico otorrinolaringologista e as devidas avaliações, os aparelhos auditivos devem ser selecionados conforme audiometria, rotina de vida  e tecnologias disponíveis. Porém, uma satisfatória adaptação requer cuidados que vão muito além de marcas, modelos e tecnologias.

A experiência domiciliar e ajustes finos realizados são indispensáveis para que o paciente volte a ouvir ou ouça pela primeira vez de uma maneira prazerosa.

Novos aparelhos disponíveis no mercado brasileiro possuem a tecnologia iSolate nanotech - um tipo de revestimento próprio para repelir água, poeira e substâncias corrosivas, como suor e cerume. Porém, exigem manutenção periódica por profissionais.

A busca de grandes fabricantes multinacionais na área de audiologia e os constantes avanços tecnológicos permitem que os aparelhos sejam cada vez menores, mais confortáveis, de fácil adaptação e com qualidade sonora mais próxima da natural,  proporcionando uma melhor discriminação auditiva em ambientes ruidosos.

Outra funcionalidade é que aparelhos vendidos atualmente podem ser pareados com o sistema bluethoot e permitem ajustes  pelo usuário por meio de smartphone, Iphone ou Ipad, trazendo maior autonomia de ajustes aos usuários. Além disso, alguns modelos possuem gerador de som para tratamento do zumbido.

Um fator importante e que não deve ser desprezado é que após uma adaptação satisfatória dos aparelhos, os usuários devem fazer ajustes e acompanhamentos periódicos a fim de monitorar sua perda de audição.