Novo contrato

Médicos terão que atender mais pacientes em 4 horas

Novo contrato prevê que os médicos clínicos gerais atendam 24 pacientes por dia

30 JAN 2017 • POR Ana Cristina Santos • 12h30
Atualmente, os profissionais que atendem 16 pacientes por dia - Arquivo/Divulgação

A Prefeitura de Três Lagoas estabeleceu um novo modelo de contrato com os médicos que atendem aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos da cidade. O novo modelo prevê que os profissionais cumpram a carga horária de 20 horas semanais- quatro horas por dia. Além disso, terão que atender um número maior de usuários. 

Pacientes reclamam que chegam aos postos de saúde a partir de determinando horário, e não conseguem ser atendidos porque o médico já foi embora. Atualmente, os profissionais que atendem 16 pacientes por dia, nas unidades básicas de saúde, recebem aproximadamente R$ 13 mil. 

Entretanto, segundo o secretário municipal de Saúde, Cassiano Maia, o novo contrato prevê que os médicos clínicos gerais atendam 24 pacientes por dia no período de quatro horas. Já os médicos especialistas terão que atender 20.

Em razão da nova exigência, alguns médicos já deixaram de atender nos postinhos, pois alegam dificuldades para cumprir a carga horária. O secretário disse que conseguiu rever ter a saída de alguns médicos, mas adiantou que a prefeitura está em busca de novos profissionais para substituir aqueles que não querem mais atender pelo município.