Atrasar relógio

Horário de verão gera economia capaz de manter Três Lagoas por 33 dias

Horário de verão termina no próximo domingo (19)

17 FEV 2017 • POR Kelly Martins • 10h22
Reprodução/TVC

O horário de verão acaba neste domingo (19) e os moradores das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste deverão atrasar os relógios em uma hora, a partir da meia noite. A medida, em vigor desde outubro, busca proporcionar economia de energia, aproveitando o maior tempo de incidência da luz do sol. Nesse período, a 46ª edição do horário de verão gerou economia de 28 GWh de energia em 228 cidades atendidas pela Elektro, concessionária responsável pelo abastecimento nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Quantidade suficiente para suprir o consumo de energia, em Três Lagoas, por 33 dias.

No horário de pico, a redução foi de 4% na demanda de energia, segundo a empresa. A mudança afeta principalmente o consumo de energia no horário de pico, entre 18h e 21h, o que alivia o carregamento dos sistemas de transmissão e distribuição de energia. Na área de concessão da Elektro, a redução da demanda foi, ao todo, de 108 MW, representando uma queda de 4,0%.

A redução de 0,55% no consumo de energia elétrica permite atender, por exemplo, o município de Andradina, que possui 57 mil habitantes, por 58 dias. O município de Fernandópolis  (68 mil habitantes) por 83 dias e Votuporanga (91 mil habitantes) por 54 dias.