Em seis dias

Dois mil contribuintes de Três Lagoas já declararam o imposto de renda

São esperadas 20 mil declarações, no município, até 28 de abril, quando o prazo para o envio se encerra

7 MAR 2017 • POR Kelly Martins • 10h17
Arquivo/JP

Cerca de dois mil contribuintes de Três Lagoas acertaram as contas com o leão este ano em apenas seis dias de entrega da declaração do Imposto de Renda 2017. Segundo a Receita Federal, o número corresponde a 10% dos 20 mil contribuintes, na cidade, que devem encaminhar a declaração ao órgão. Em Mato Grosso do Sul, já foram declarados quase 13 mil até a manhã desta terça-feira (7) de um total de 380 mil documentos esperados.

O prazo de entrega começou na quinta-feira (2) e vai até as 23h59min59s de 28 de abril. A expectativa é receber 28,3 milhões de declarações no país. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado.

Neste ano, a declaração teve uma série de mudanças. A principal é a redução da idade mínima, de 14 para 12 anos, na apresentação do CPF de dependentes.

Quem perder a data poderá ter de pagar multa de 1% referente ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o imposto devido, ou uma multa mínima de R$ 165,74. 

Contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros ou omissões, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade, como destaca o órgão. Os valores normalmente começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo federal e seguem até o mês dezembro, geralmente divididos em sete lotes.