Polícia prende traficantes com drogas e armas

Marginais utilizavam sítio em Brasilândia como ponto de armasenagem de drogas

23 DEZ 2008 • POR Divulgação • 06h05
Armas e munições foram encontradas na casa de um dos detidos

Uma ação dos policiais militares do 2º Batalhão da Polícia Militar resultou na detenção de três acusados de tráfico de drogas, em um sítio situado a 23 km do município de Brasilândia. De acordo com informações da corporação, a operação foi desencadeada depois de uma troca de informações entre os militares daquela região e policiais militares da Rondas Táticas do Interior (Rotai), em Três Lagoas. A suspeita dos dois grupos era de que no sítio funcionaria um ponto de armazenagem de drogas e armas de fogo, controlado por possíveis foragidos da Justiça.
Com base nessas informações, a PM entrou com um pedido de mandado de busca e apreensão, expedido pela comarca de Brasilândia. À ação foi desencadeada às 6 horas de domingo (21), nas proximidades do reassentamento Novo Porto João André e contou com a participação dos policiais das duas cidades (Três Lagoas e Brasilândia).
O primeiro acusado a ser detido pelos militares foi Sérgio Jardim Barbosa, 30 anos. O suspeito foi preso por força de um mandado de prisão, porém, na casa dele os policiais encontraram duas armas de cano longo, calibre 22 e um revólver calibre 38 – todas municiadas, além de munições de diversos calibres. Na residência, os militares também encontraram 14 papelotes de crack, 12 gramas da mesma droga e uma trouxa de 300 gramas de cocaína.

FORAGIDOS


Já na outra residência existente no sítio, uma espécie de alojamento de trabalhadores, a PM deteve oito pessoas, sendo duas delas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas. Enoque Bernardo da Silva, 47 anos, e Fábio Rodrigues da Silva, 23 anos, seriam, conforme a PM,  “soldados do tráfico”, empregados de Sérgio. O primeiro (Enoque) é foragido da Colônia Penal de Mirandópolis (SP) e há quatro meses trabalharia vendendo drogas para Sérgio. Há poucas semanas ele teria sido preso pela Polícia Militar com oito papelotes de crack. Já o segundo (Fábio) teria cumprido pena por tráfico de drogas na cidade de Presidente Prudente (SP) e estaria trabalhando com Sérgio há cerca de 15 dias. O foco dos dois vendedores, que receberia o pagamento em drogas, seria a cidade de Brasilândia, como informou uma das testemunhas.
Os militares também ouviram as testemunhas detidas no local: três delas disseram ser usuárias de drogas e que comprariam o entorpecente no próprio sítio onde trabalhavam.
Em nota, o 2º BPM informou que o sítio teria sido arrendado por Sérgio há seis meses, aproximadamente. Além disso, o suspeito é acusado de manter os funcionários da cerâmica – que também funcionária no sítio, segundo a PM – em condições subumanas e sem carteira assinada.
Ainda na operação, mais três foragidos da Justiça foram presos pelos militares, sendo dois deles no reassentamento e um na área urbana de Brasilândia. Sergio, Fábio e Enoque foram encaminhados à Delegacia de Polícia daquele município. Os militares também apreenderam carros, moto e até motores de popa que estavam no sítio no momento da operação. Todo material foi entregue à Polícia Civil para averiguação.