Começou

Lula presta depoimento a Sérgio Moro em Curitiba

Começou às 13h18 (horário de Mato Grosso do Sul) desta quarta-feira (10) o depoimento do ex-presidente ao juiz federal Sérgio Moro

10 MAI 2017 • POR Redação • 14h33
Lula anda entre correligionários após descer do carro e antes de entrar no prédio da Justiça Federal para depor a Moro - Nacho Doce/Reuters

Começou às 13h18 (horário de Mato Grosso do Sul) desta quarta-feira (10) o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato na primeira instância. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Justiça Federal de Curitiba/PR. 

O petista é acusado de receber propina da empreiteira OAS por meio das reformas de um apartamento triplex no Guarujá, litoral de São Paulo, e de um sítio em Atibaia, no interior do estado. A defesa do ex-presidente nega que ele seja dono dos imóveis.

Na última terça-feira (9), a defesa do ex-presidente recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para pedir o adiamento do interrogatório. No entanto, o STJ negou o pedido habeas corpus. 

Mais cedo, o STJ já havia negado dois pedidos de adiamento do interrogatório. Esta é a primeira vez que Lula fica frente a frente com o juiz federal responsável pelos processos da Operação Lava Jato.

O grupo que apoia Lula vai se concentra na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio da Universidade Federal do Paraná. Para chegar lá, os organizadores providenciaram ônibus para levar os manifestantes que estão no "acampamento pela democracia", montado ao lado da rodoferroviária. De acordo com a organização, 5 mil pessoas estão acampadas.

Por determinação da Justiça, cercas foram colocadas entre os trilhos de trem e o acampamento, que é organizado por movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), e centrais sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O grupo contra Lula também se mobilizou. Manifestantes vindos de vários estados do país se encontraram no Museu Oscar Niemeyer. A organização do movimento destacou que o ato serve para demonstrar que o ex-presidente não é bem-vindo à capital.

Com bandeiras do Brasil e o chamado Pixuleco – um boneco inflável que representa Lula vestido de presidiário – os manifestantes prometeram acompanhar todo o depoimento e mostrar apoio ao que chamam de coragem do juiz federal Sérgio Moro.

(Informações da Agência Brasil)