Três Lagoas

Corpo de Bombeiros ganha viatura para auxiliar no combate às queimadas

Três Lagoas já registrou 90 casos de incêndio, somente neste ano

24 MAI 2017 • POR Kelly Martins • 09h04
Divulgação/Assessoria

Para auxiliar no combate às queimadas urbanas, o 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Três Lagoas vai receber um caminhão de combate a incêndio, conhecido como Auto Bomba Tanque (ABT). A nova viatura deverá ser enviada na próxima semana pelo governo do estado e o Batalhão passará a contar com dois veículos deste tipo.

Nos quatro primeiros meses de 2017, o Corpo de Bombeiros registrou 90 casos de fogo em vegetação no município. O número representa 22,5 casos por mês neste ano. A dificuldade dos bombeiros no combate aos focos de incêndio é grande, já que atualmente há apenas um veículo para o serviço.

De acordo com o tenente do 5° Grupamento, Waldevino Pinheiro, as equipes contam com o apoio de um caminhão pipa para apagar as chamas. Por isso, é preciso cuidado, pois a quantidade de ocorrências está tem crescido gradativamente. Foram 21 casos em fevereiro, 24 em março e 32 em abril. Os focos de incêndio tendem a aumentar nos períodos de estiagem e qualquer descuido pode causar um incêndio grave. 

O alerta fica também para dos proprietários de terrenos baldios: atear fogo nessas áreas é crime. A dica é manter essas áreas limpas. Uma queima nunca pode substituir as capinadas periódicas para a retirada de vegetação e lixo. Nos acampamentos de passeio ou pescaria, ao acender fogueiras, é necessário remover todas as folhas secas e fazer um círculo com pedras ou mesmo terra ao redor do fogo.

O governador Reinaldo Azambuja entregou, nesta terça-feira (23), 21 viaturas para o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. São 10 ABT’s (Auto Bomba Tanque – caminhão de combate a incêndio); seis ABSR (Auto Busca Salvamento e Resgate); uma ABR com guincho (Auto Bomba Rápido – caminhonete) e quatro UR’s (Unidade de Resgate – ambulância).

Além de Três Lagoas, Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Ivinhema, Ponta Porã, Chapadão do Sul, Aquidauana, Jardim, Nova Andradina, Coxim, Aparecida do Taboado, Amambai, Paranaíba, Mundo Novo, Maracaju e Costa Rica também serão beneficiadas.