Projeto

Barracão da antiga Rede Ferroviária no Centro de Três Lagoas vai abrigar Ceasa

Objetivo da Ceasa, segundo o prefeito, é fomentar a agricultura familiar e contribuir com os pequenos produtores rurais do município

10 JUN 2017 • POR Ana Cristina Santos • 07h45
Ceasa será instalada em barracão da antiga ferrovia, localizado na avenida Rosário Congro, no centro - Hugo Leal/ JPNEWS

Um dos barracões que pertenciam a antiga Rede Ferroviária da Noroeste do Brasil (NOB), no centro de Três Lagoas, vai abrigar uma Central de Abastecimentos (Ceasa). O anúncio foi feito nesta semana pelo prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB), durante entrevista ao Jornal RCN Notícias da Rádio Cultura FM (106,5MHz).

Esse é um dos projetos que o prefeito tem para essas áreas que pertenciam à ferrovia, hoje de propriedade da União e, que nos próximos meses, devem ser repassadas ao município. Dentro de 60 dias, Guerreiro deve assinar o termo de cessão de uso das áreas para o município.

O objetivo da Ceasa, segundo o prefeito, é fomentar a agricultura familiar e contribuir com os pequenos produtores rurais do município. “O pequeno produtor tem que ter onde vender o seu produto. A ideia é que a Rede de Supermercados vá até o local e faça a compra do produto que é produzido em Três Lagoas. Muitos produtos hoje vêm da Ceasa de Araçatuba, Baurú e Presidente Prudente. Três Lagoas já comporta, inicialmente, uma Central de Abastecimentos de porte pequeno”, justificou o prefeito.

Guerreiro disse que, não basta os pequenos produtores terem apoio técnico na produção, se não tiverem onde vender os seus produtos. O prefeito informou que a administração municipal adquire produtos da agricultura familiar do município, mas não consegue comprar toda a produção. “Temos condições de ajudar e fomentar ainda mais essa atividade” destacou o prefeito.

PROJETOS 
Outro espaço nessa área da antiga Noroeste do Brasil será utilizado para a construção de um barracão coberto para abrigar os feirantes. A feira livre que acontece na avenida Rosário Congro será transferida para esse espaço.

O prefeito disse ainda que o prédio da antiga Estação ferroviária será transformado em um terminal de ônibus, uma vez que, segundo ele, o localizado na praça Ramez Tebet, está em situação deplorável. O Departamento de Cultura também deve ter um espaço nessa área, assim como existe a possibilidade do Departamento de Trânsito ser abrigado no local.

Ainda de acordo com o prefeito, existem outros projetos, inclusive, cultural para essa área, mas depende da disponibilidade de recursos. Guerreiro já havia anunciado a construção de casas populares para outra área nas imediações da escola Funlec. No terreno, devem ser construídas de 300 a 400 casas. Uma área ao lado do Batalhão da Polícia Militar foi reservada para a construção da sede própria da prefeitura.