Aniversário

Três Lagoas completa 102 anos em franco desenvolvimento

Município que mais cresce em Mato Grosso do Sul se destaca na geração de empregos e na exportação

15 JUN 2017 • POR Ana Cristina Santos • 07h36
Três Lagoas completa 102 anos em franco desenvolvimento - Arquivo/divulgação/prefeitura

O município que mais cresce em Mato Grosso do Sul completa 102 anos nesta quinta-feira, 15 de junho. Em que pese os vários problemas de uma cidade em franco desenvolvimento, motivos para comemorar não faltam em Três Lagoas.

O município se destaca na geração de empregos e na exportação.  A cidade tem 62 indústrias de médio e grande porte, com a perspectiva de instalação de novos empreendimentos. As duas maiores fábricas de celulose do mundo estão instaladas em Três Lagoas, assim como a fábrica de fertilizantes nitrogenados da Petrobras que, após entrar em operação, será muito importante para o município, já que deve atrair outros investimentos.

 Três Lagoas tem uma população de 115 mil habitantes- a terceira cidade mais população do Mato Grosso do Sul. Em razão do fluxo migratório e de investimentos intensos que o município recebeu nos últimos anos, apresentou entre 2000 e 2010, uma taxa média anual de crescimento de 2,56%- cerca de duas vezes mais rápido do que a taxa brasileira.

Em um cenário futurista, conforme projeção feita pela equipe que realizou um estudo no ano passado que culminou na elaboração do Plano de Ação Três Lagoas Sustentável, a população do município deve ter um incremento de 151% em 2030, com um acréscimo de 52.152 novos habitantes, comparado com dados oficiais de 2010 do IBGE.

Já em um cenário temporal para 2050, o incremento populacional seria de 203%, em relação a 2010, com o acréscimo de 105.340 novos habitantes. A cidade dobraria sua população em 35 anos.

Três Lagoas tem uma arrecadação de meio bilhão, o que torna o município ainda mais diferenciado dos demais. Além da população ter apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, a frota de veículos também aumentou. Atualmente, a cidade tem 80 mil veículos cadastrados no Detran/MS.