Três Lagoas

Fibria e Arauco podem se tornar sócias na compra da Eldorado

Negociação para venda da Eldorado Brasil já está em estágio bem avançada

29 JUN 2017 • POR Ana Cristina Santos • 12h34
Fibria e Arauco podem se tornar sócias na compra da Eldorado - Arquivo/JPNEWS

A Fibria e a empresa chilena Arauco podem se tornar sócias na compra da Eldorado Brasil, fábrica de celulose instalada em Três Lagoas.  Segundo reportagem do Jornal o Estado de São Paulo, a Fibria, que também tem fábrica em Três Lagoas, aguarda proposta para se tornar sócia da empresa chilena, que já saiu na frente na corrida pela compra da Eldorado.

Ainda de acordo com o jornal, a empresa, contudo, faz mais sentido à Fibria, que tem o grupo Votorantim e o braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDESPar, como principais acionistas.  A chilena Arauco não tem uma participação relevante no mercado brasileiro de papel e celulose – a compra da Eldorado seria a porta de entrada da companhia no País.

Já a Arauco tem uma unidade produtora no Uruguai em parceria com a empresa Stora Enso, uma das maiores produtoras da Europa. Em 2007, a companhia sueco-finlandesa já tinha vendido ativos no Brasil à companhia chilena. A Fibria, por sua vez, tem sociedade com a Stora Enso na Veracel, com unidades no Brasil.

Nesta semana, representantes da Arauco estiveram mais uma vez em Três Lagoas, visitando as instalações da Eldorado Brasil. A companhia já teria oferecido R$ 11 bilhões na compra da fábrica. Um acordo de confidencialidade para explorar um potencial investimento na Eldorado foi assinado.

 Além da Arauco e Fibria, a Suzano também tem interesse na compra da Eldorado celulose.