Dicas

9 erros que você comete ao dirigir e prejudicam sua saúde

Sabe aquela dor no pescoço ou no tornozelo que você não entende de onde veio? Pode ser resultado de maus hábitos dentro do carro

12 JUL 2017 • POR Redação • 16h16
Divulgação

Dirigir não é – ou não deveria ser – simplesmente sentar no banco do motorista, ligar o carro e sair DIVA por aí. Para que o corpo não sofra no curto ou no médio prazo, o ideal é ter um tempinho para fazer os ajustes necessários no banco antes de dar partida no motor e, enquanto guia, ficar atenta à postura e ao que não deve ser feito.

Se você estiver fazendo alguma coisa errada, o corpo dá sinais. Será que você os percebe? Raquel Silvério, fisioterapeuta do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) e diretora clínica do Instituto Trata, lista os principais: “Dor nas pernas e articulações inferiores, dor lombar e torácica, na região do ombro e do pescoço são alguns sintomas em que fica fácil notar que o posicionamento na hora de dirigir não está correto”.

“O corpo dita o momento em que é preciso parar, trocar de posição ou alterar a forma como se está dirigindo, e faz isso manifestando incômodo ou dor”, completa Clarissa Mari de Medeiros, médica do trabalho do Hospital Leforte.

O tratamento das consequências é feito, após avaliação médica, com relaxantes musculares, anti-inflamatórios, massagens e aparelhos de fisioterapia. Mas o melhor mesmo é evitar as causas, concorda? Por isso, Raquel e Clarissa nos contaram quais são os nove erros que as mulheres mais cometem ao dirigir. Fique atenta se você está fazendo algo desta relação e, se for o caso, mude seus hábitos ao volante. Sua saúde agradece.

1. Colocar o banco muito para a frente

Isso faz com que os joelhos fiquem mais dobrados do que o necessário e os pés muito próximos dos pedais, aumentando a flexão do tornozelo. “Consequentemente, ocorre o aumento da flexão dos quadris, e a alteração postural acaba provocando dores e comprometendo o fluxo sanguíneo”, afirma Raquel.

Isso mesmo, o mero fato de você deixar o banco para a frente demais prejudica a sua circulação! 

O correto é manter o banco a uma distância em que os joelhos fiquem levemente flexionados e se mantenham na altura dos quadris. O comprimento dos braços acompanha a distância.

2. Não ajustar a inclinação do banco adequadamente

O ajuste deve deixar você confortável, fazendo todo o apoio da região lombar e torácica – ou seja, desde a parte inferior mais próxima ao glúteo até o meio das costas. Caso você não consiga todo esse encaixe, por conta da sua curvatura natural, a dica das especialistas é “completar” o espaço com uma almofadinhaou com uma toalha pequena enrolada. Evitar dores à toa nas costas é bem simples, viu só? 

3. Dirigir de salto alto ou plataforma

É comum dirigir de salto alto? Opa! É indicado? De jeito nenhum!

“O movimento das pernas com sapatos altos tende a ser muito cansativo, aumentando as chances de ter cãibras  ou contraturas que geram dor e sensação de cansaço ao dirigir”, explica Clarissa.

O calçado adequado para dirigir é sem salto e preso ao tornozelo. Se seu look do dia exigir outro tipo de sapatos, tenha sapatilhas no carro para usar apenas enquanto estiver dirigindo e troque-as quando chegar ao seu destino.

4. Pegar o volante muito no alto ou muito embaixo

A posição das mãos também é importante: se ficarem muito no alto ou muito embaixo do volante, podem gerar uma tensão nos músculos dos ombros e do pescoço.

O ideal é que elas se apoiem nas laterais do volante, o que mantém os braços e os ombros mais relaxados. Aprenda:

(as luvas são um charme opcional)

5. Não dar atenção ao ajuste dos espelhos retrovisores

Tanto o espelho central do interior do carro quanto os dois externos devem estar ajustados à sua altura, para evitar que você mexa o tronco e o pescoço repetitivamente – e prevenir, também, o surgimento de dores nas costas e torcicolos.

6. Mexer no rádio enquanto dirige

Além de você se distrair, o que é péssimo e pode causar acidentes, mais uma vez a movimentação do seu corpo pode acarretar em dores – neste caso, no ombro e no tronco. Sintonize a rádio que quer ouvir antes de sair ou grave um lindo pendrive com suas músicas favoritas, espete-o no USB e seja feliz. Prestando atenção no trânsito.

7. Dirigir por longos períodos sem parar para esticar as pernas

Dirigir por mais que 1h30 sem nenhuma pausa traz riscos de cãibras e de trombose, alerta Clarissa. Para evitar esse perigo, é necessário parar para se alongar e caminhar um pouco, e só então retomar a direção.

“Mas e se eu pegar um engarrafamento monstro?”, você pergunta.

Neste caso, como medida preventiva, você pode usar meias elásticas de compressão. Se o engarrafamento for inesperado, capriche no alongamento quando chegar ao seu destino.

8. Pegar coisas no banco de trás ou no chão enquanto espera o semáforo abrir

Vamos fingir que ninguém tenta fazer isso com o carro em movimento, ok?

Um erro bem comum é essa nossa mania de querer fazer várias coisas ao mesmo tempo. Então, se o semáforo está fechado e você ~não está fazendo nada~, é natural querer pegar alguma coisa no banco de trás ou no chão mesmo. Errado, não pode!

As médicas esclarecem que isso é perigoso para a coluna cervical, e essas mudanças muito drásticas de posição podem causar torcicolos bem sérios.

E lembre-se de que, mesmo parada esperando o semáforo abrir, você está fazendo alguma coisa, sim: dirigindo com atenção.

9. Usar o celular enquanto dirige

Em primeiro lugar, miga: é proibido por lei. Dá multa gravíssima, 7 pontos na CNH e R$ 293,47 a menos na sua conta bancária.

Além disso, é uma atividade que faz com que os piores movimentos sejam executados, como segurar o aparelho entre a cabeça e o ombro (socorro!) ou ficar com o pescoço para baixo para digitar mensagens (não!!!). Fazer isso de forma constante sobrecarrega os músculos do pesçoco, causando dor, desconforto e, de novo, torcicolo. Melhor não, né? (Informações MdeMulher)