CAMPO GRANDE

UCDB abre drive-thru de vacinação contra a covid-19

Posto de imunização vai auxiliar no atendimento de pessoas da região norte da cidade

23/06/2021 14:30


A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), vai abrir um ponto de imunização para vacinação contra à covid-19 nesta quinta-feira (24). o campus é resultado de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). O serviço de imunização vai beneficiar moradores da região norte da cidade. A abertura acontecerá às 8h30, com a presença do prefeito Marquinhos Trad, o secretário municipal José Mauro Filho e do Reitor em exercício da Católica, Ir. Rafaelle Lochi.

Os boxes de imunização foram montados nas quadras cobertas, ao lado das Clínicas-Escola. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, destaca a importância do momento: “Desde o início da pandemia, a UCDB fez inúmeras ações de auxílio à população. Agora, abrimos nossas portas novamente e estamos dando todo apoio para que a Sesau faça um grande ponto de vacinação dentro do nosso campus", destacou. 

Em um primeiro momento, os acadêmicos de Enfermagem, Farmácia e Biomedicina estão auxiliando nas aplicações, e alunos de outros cursos estão na parte administrativa. O atendimento será feito na Rua Marechal Câmara, 1.423 - Jardim Seminário, na capital. 

Acesso ao Drive

A população deve ficar atenta ao trajeto de acesso ao portão de entrada do Drive thru UCDB. A entrada dos carros será pela Rua Marechal Câmara, que é paralela à Avenida Tamandaré. Para acessar a Rua Marechal Câmara, o condutor que segue pela Tamandaré sentido centro-bairro pode virar à direita em qualquer via a partir da Rua Tenente Lira, seguir mais duas quadras e virar à esquerda.

Para evitar o trânsito intenso, a melhor opção é acessar essa nova via, recém-asfaltada. Veja o mapa. Logo na entrada, os condutores passarão por triagem. A orientação é que todos que se dirigirem para qualquer um dos pontos de vacinação da cidade já tenham feito o cadastro pelo site.

Já dentro do campus, os condutores terão uma via exclusiva até as quadras, onde acontecerá a imunização. A saída será por uma via lateral à Clínica Escola, direto na Avenida Tamandaré, sem cobrança de estacionamento. A comunidade acadêmica que frequenta a UCDB, por sua vez, continuará entrando pela guarita do bloco A (Rua Santo Acúrsio), como de costume. Os dois públicos terão vias e estacionamentos distintos.

Atualmente, Campo Grande conta com três drives thrus: no Parque Ayrton Senna (região Sul), Cassems e Albano Franco, estes dois últimos na região do Prosa. A escolha pela UCDB foi em resposta às iniciativas da própria universidade e à indicação do vereador Ronilço Guerreiro (Podemos).

UCDB na pandemia

Desde o primeiro semestre de 2020, a UCDB tem atuado fortemente em diversas ações relacionadas ao combate à Covid-19. Recentemente, por exemplo, cedeu um ultrafreezer a Prefeitura para armazenar as vacinas da Pfizer. Da mesma forma, está com o Lacen-MS um PCR em tempo real — aparelho de alta tecnologia que é utilizado para os exames de detecção do coronavírus.

Na Clínica-Escola UCDB, dois serviços relacionados à Covid-19 têm beneficiado dezenas de pessoas. Um deles é o atendimento psicológico (presencial ou remoto) para pessoas que de alguma forma foram afetadas pela pandemia e sofrem com adoecimento mental e sofrimento psíquico. Os interessados devem fazer um cadastro pelo telefone (67) 3312-3705 e os agendamentos são feitos de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 21h.

Além das sequelas emocionais, o coronavírus deixa consequências no corpo. Para esse público, o curso de Fisioterapia mantém atendimento desde o ano passado. Na Clínica-Escola, os acadêmicos sob a orientação de professores, fazem o fortalecimento muscular respiratório e global, além de aplicarem técnicas específicas de expansão pulmonar. As consultas devem ser agendadas pelo telefone (67) 3312-3638, sendo que os atendimentos são realizados das 7h30 às 11h, de segunda a quinta-feira.

Informações da Assessoria 

 

 


Thais Cintra