RÁDIOS

POLÍTICA

Aprovado relatório de impeachment contra presidente Dilma

Resultado deverá ser lido no plenário da Casa na sessão de segunda-feira (9) pelo presidente da comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB

Por Valdecir Cremon
07/05/2016 • 12h10
Compartilhar

A Comissão Especial do Impeachment no Senado aprovou, ontem, o parecer do relator, Antonio Anastasia (PSDB-MG), favorável à admissibilidade do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff. Foram 15 votos a favor e cinco contra. 

O resultado deverá ser lido no plenário da Casa na sessão de segunda-feira (9) pelo presidente da comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB). A leitura marca também o começo da contagem do prazo de 48 horas para deliberação da fase de admissibilidade do processo no plenário pelos 81 senadores, o que, de acordo com o calendário votado no início dos trabalhos da comissão especial, deve ocorrer na quarta -feira (11).

Assim como ocorreu na comissão especial, no plenário a votação é por maioria simples, ou seja, metade mais um dos senadores presentes. Se aprovado o parecer de Anastasia no plenário da Casa, Dilma será notificada e imediatamente afastada do cargo por 180 dias. Quem assume é o vice Michel Temer (PMDB).

No prazo do afastamento, o impeachment deve ser aprovado pelo plenário do Senado. A votação, desta vez, será comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e exige votos de dois terços (54 dos 81 senadores) para a condenação.Em caso de absolvição, Dilma reassume o mandato de imediato. Se condenada, é destituída e Temer assume até o fim do mandato.

OS VOTOS
Favoráveis ao relatório: Antonio Anastasia (PSDB-MG), Hélio José (PMDB-DF), Simone Tebet (PMDB-MS), Dário Berger (PMDB-SC), Waldemir Moka (PMDB-MS), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Fernando Bezerra (PSB-PE), Romário (PSB-RJ), Wellington Fagundes (PR-MT), Zezé Perrella (PTB-MG), Ana Amélia (PP-RS), José Medeiros (PSD-MT), Gladson Cameli (PP-AC) Favoráveis a Dilma: Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lindbergh Farias (PT-RJ), José Pimentel (PT-CE), Telmário Mota (PDT-RR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política