RÁDIOS

POLÍTICA

Ex-deputado Valdomiro Gonçalves morre em Campo Grande

Político foi deputado estadual e federal por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Por Ana Cristina Santos
05/04/2016 • 19h15
Compartilhar

Morreu na tarde desta terça-feira (5), o ex- deputado estadual e federal, Valdomiro Alves Gonçalves, de 84 anos. Ele estava internado no hospital Proncor, em Campo Grande, e morreu vítima de câncer. Além de deputado, Valdomiro foi promotor e procurador de Justiça.

De acordo com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Valdomiro Gonçalves nasceu em Paranaíba quando ainda pertencia ao Estado de Mato Grosso. Em novembro de 1966, disputou uma vaga à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, obtendo a primeira suplência.

No ano seguinte, assumiu o mandato, exercendo as funções de segundo-secretário e, em seguida, de vice-presidente da Assembleia. Em 1970, elegeu-se deputado estadual e na legislatura que se iniciou em fevereiro de 1971, foi vice-presidente, primeiro-secretário e presidente da Assembleia Legislativa mato-grossense.

Em 1975, elegeu-se deputado federal por Mato Grosso. Durante essa legislatura, foi membro da Comissão de Serviço Público e suplente da Comissão de Relações Exteriores. Deixou a Câmara em janeiro de 1979, quando terminou o seu mandato.

Ainda de acordo com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, depois da divisão do Estado, Valdomiro saiu candidato a senador por Mato Grosso do Sul, em 1982, porém não foi eleito. Ainda no mesmo ano, retornou ao exercício no Ministério Público, atuando como promotor, sendo promovido  procurador de Justiça.

Em 1989, aposentou-se da Procuradoria de Justiça e, em outubro do ano seguinte, concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa sul-mato-grossense. Eleito, assumiu o mandato em fevereiro de 1991, tornando-se líder do governo durante toda a legislatura. Nas eleições de outubro de 1994, foi reeleito. Ao encerrar a carreira, em 1999, passou a dedicar-se à atividade agropecuária.

Valdomiro era casado com Malda Ferreira Gonçalves, com quem teve cinco filhos. Ele tinha familiares em Três Lagoas. O corpo de Valdomiro deve ser velado a partir das 21h no Cemitério Jardim das Palmeiras, na saída para Rochedo. O enterro está previsto para acontecer às 13h desta quarta-feira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Política