RÁDIOS

SAÚDE

Infectologista explica diferença dos sintomas de dengue, chikungunya e zika vírus

Apesar de ser a doença mais comentada, o zika vírus é muito menos agressivo que o vírus da dengue e não há registros de morte no Brasil

Por Tatiane Simon
27/12/2015 • 17h09
Compartilhar

Transmitido pelo mesmo vetor da dengue e da chikungunya, o mosquito Aedes aegyti, o zika pertence à família dos vírus da dengue e da febre amarela. Um único mosquito é capaz de transmitir três tipos de doenças, que vem tomando conta dos noticiários de todo o país.

Com o surto de casos de microcefalia no Brasil neste ano e a especulação da relação com o zika vírus, muitas pessoas têm deixado de lado a preocupação com a dengue e se atentado apenas ao zika. O que poucos sabem é que a dengue, apesar de parecer “esquecida”, é a doença mais grave entre as três.

Muito comentada atualmente, o zika vírus é muito menos agressivo que o vírus da dengue e não há registro de mortes relacionadas à doença, informou o Ministério da Saúde. A evolução do quadro clínico do paciente que possui dengue pode evoluir muito mais rápido que aquele que possui chikungunya ou zika vírus. A dengue, inclusive, como é de conhecimento público, pode levar a óbito.

A infectologista Francielle Garcia alerta quanto aos sintomas. “O quadro clínico é semelhante entre as três doenças. Porém cada um tem sua manifestação peculiar e sua gravidade”.

SINTOMAS

Dengue

A doença é marcada pelas constantes dores muscular e articular, além da febre alta e manchas vermelha na pele. A diminuição no número de plaquetas que o paciente sofre com a doença torna-o suscetível às doenças hemorrágicas o que pode leva-lo a óbito.

Chikungunya

A dor articular e a febre alta são os principais sintomas da doença. Manchas vermelhas podem vir a manifestar ainda nas primeiras 48h da doença. O risco de óbito é menor se comparada a dengue.

Zika

A febre é característica marcante das duas primeiras doenças, mas não é vista com muita intensidade no caso da zika. O paciente pode apresentar dor articular nos primeiros dias da doença, mas já nas primeiras 48 horas o principal sintoma são as manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. “Muitos pacientes se confundem e chegam a pensar que se trata de um processo alérgico e procurar um especialista errado”, complementa Garcia.

COMBATE

A regra básica para combater o vetor é não deixar água parada. Manter quintais e terrenos limpos para que o mosquito não se reproduza e, só assim, o combate às doenças seja executado. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde