RÁDIOS

SAÚDE

Mais de 60 toneladas de lixo são recolhidas na força-tarefa contra a dengue

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti têm se intensificado desde o início do ano, em Três Lagoas

Por Kelly Martins
24/02/2016 • 09h25
Compartilhar

Cerca de 60 toneladas de lixo foram recolhidas pelos agentes de saúde e soldados do Exército, em Três Lagoas, durante as ações contra o mosquito Aedes aegypti, desde o início do ano. O material acumulado servia como criadouro do mosquito, segundo o coordenador do Núcleo de Educação em Saúde, Fernando Garcia, setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde.

Em entrevista, nesta quarta-feira, 24, no programa Bom Dia Três Lagoas, exibido pela TVC, Canal 13, Garcia disse que o lixo retirado das residências e terrenos baldios corresponde a 40 caminhões cheios. “Não se trata de lixo orgânico, são materiais que serviam para a proliferação do mosquito, como caixas de água, eletrodomésticos e recolhemos ainda mais de 300 pneus, por exemplo, que foram descartados no meio ambiente”, contou o coordenador.

Ele destaca que as ações de combate ao Aedes têm se intensificado desde o início do ano quando foi criada uma força-tarefa formada por agentes de saúde, de endemias e militares da 2ª Companhia de Infantaria do Exército de Três Lagoas. Vinte soldados atuam na cidade e, de acordo com Garcia, deverão permanecer até o mês de junho.

Os servidores acompanhados dos militares visitam residências e instituições. Uma equipe foi direcionada para monitorar o pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), onde possui milhares de veículos.  Fernando Garcia explica que a cada 15 dias, a equipe percorre a área eliminando os focos.

Aponta ainda a necessidade da população se conscientizar sobre os cuidados contra a proliferação do Aedes. “É um trabalho em conjunto e precisamos da ajuda de todos”, frisa. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Saúde